Questão 95 - ENEM 2009

A música pode ser definida como a combinação de sons ao longo do tempo. Cada produto final oriundo da infinidade de combinações possíveis será diferente, dependendo da escolha das notas, de suas durações, dos instrumentos utilizados, do estilo de música, da nacionalidade do compositor e do período em que as obras foram compostas.




Das figuras que apresentam grupos musicais em ação, pode-se concluir que o(os) grupo(s) mostrado(s) na(s) figura(s)

A) Figura 1 executa um gênero característico da música brasileira, conhecido como chorinho.
B) Figura  2 executa um gênero característico da música clássica, cujo compositor mais conhecido é Tom Jobim.
C) Figura 3 executa um gênero característico da música europeia, que tem como representantes Bethoven e Mozart.
D) Figura  4 executa um tipo de música caracterizada pelos instrumentos acústicos, cuja intensidade e nível de ruído permanecem na faixa dos 30 aos 40 decibéis.
E) Figuras 1 a 4 apresentam um produto final bastante semelhante, uma vez que as possibilidades de combinações sonoras ao longo do tempo são limitadas.

D.A. RESOLVE


A figura 1 está mostrando um grupo musical, conhecido por Regional que, na imagem, foi composto por pequeno número de pessoas, tocando instrumentos populares - violão, bandolim, cavaquinho e pandeiro - e que, pela apresentação e vestimentas, interpretam um chorinho, uma das mais populares demonstrações musicais de nossa cultura. A figura 2 registra apresentação de música clássica, no entanto Tom Jobim, jamais compôs músicas desse gênero e sim composições populares e de estilo cultural mais arrojado, destacando-se em um período dos festivais de músicas populares, de nosso país, compostas e interpretadas, em sua maioria, por jovens universitários. Na figura 2, os compositores são de escolas clássicas, como Bethoven, Mozart, Chopin, Strauss, dentre muitos outros famosos e importantes compositores.Tudo induz pelos instrumentos musicais utilizados: violinos, violoncelos. A figura 3, representada por orquestra de câmara, pode apresentar tanto músicas clássicas ou populares de inúmeras tendências, inclusive as de Tom Jobim. A figura 4, mostra banda de "Rock paulera", integrada por grupo de visual descontraído e "agressivo", intérprete de músicas mais jovens, de época, que apresenta formatos diferentes, de acordo com os momentos, tendências e períodos culturais próprios dessa idade.  

Alternativa A.

http://www.da-educa.com/2009/12/linguagens-codigos-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários