QUESTÃO 153 - ENEM 2012 - MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS



ENEM 2012  QUESTÃO 153

O globo da morte é uma atração muito usada em circos.
Ele consiste em uma espécie de jaula em forma de uma superfície esférica feita de aço, onde motoqueiros andam com suas motos por dentro. A seguir, tem-se, na Figura 1, uma foto de um globo da morte e, na Figura 2, uma esfera que ilustra um globo da morte.
Figuras 1 e 2 da questão 153 do Enem 2012 (Foto: Reprodução/Enem)Figuras 1 e 2 da questão 153 do Enem 2012 (Foto: Reprodução/Enem)
Na Figura 2, o ponto A está no plano do chão onde está colocado o globo da morte e o segmento AB passa pelo centro da esfera e é perpendicular ao plano do chão. Suponha que há um foco de luz direcionado para o chão colocado no ponto B e que um motoqueiro faça um trajeto dentro da esfera, percorrendo uma circunferência que passa pelos pontos A e B.
A imagem do trajeto feito pelo motoqueiro no plano do chão é melhor representada por
  1. A
     
    Opção A (Foto: Reprodução/Enem)
  2. B
     
    Opção B (Foto: Reprodução/Enem)
  3. C
     
    Opção C (Foto: Reprodução/Enem)
  4. D
     
    Opção D (Foto: Reprodução/Enem)
  5. E
     
    Opção E (Foto: Reprodução/Enem)

Resolução

A circunferência percorrida pelo motoqueiro deve ser projetada no chão, uma vez que o único foco de luz está direcionado a ele. Como a circunferência está na vertical em relação ao chão, sua projeção é representada por um segmento de reta congruente a medida do diâmetro desta circunferência. Somente a alternativa E apresenta um segmento de reta.

RESPOSTA CORRETA:

E

Opção E (Foto: Reprodução/Enem)
http://educacao.globo.com/provas/enem-2012/questoes/153.html

http://soumaisenem.com.br/matematica/conhecimentos-geometricos/esferas




Postar um comentário

0 Comentários