ENEM - Eletronegatividade e Eletropositividade



Eletronegatividade e Eletropositividade


Por Júlio César Lima Lira
eletronegatividade e a eletropositividade são duas propriedades periódicas que indicam a tendência de um átomo, numa ligação química, em atrair elétrons compartilhados.  Ou ainda, podem representar a força com que o núcleo atrai aeletrosfera.

São definidas da seguinte forma:

Eletronegatividade é a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados numa ligação química; de modo contrário, a eletropositividade indica a tendência do átomo em liberar esses elétrons quando ligado a outro.
Os gases nobres são os elementos cujos valores de eletronegatividade e eletropositividade são os menores possíveis. Pois, uma vez que possuem estabilidade eletrônica, não tem tendência significativa em perder ou ganhar elétrons.
Numa ligação química, a diferença de eletronegatividade indica o caráter da ligação: em tese, se a diferença de eletronegatividade entre dois átomos ligados entre si for maior que 1,7 eV, a mesma se caracteriza como iônica.
Essas duas propriedades crescem na tabela periódica de modos exatamente contrários: enquanto que a eletronegatividade cresce de baixo para cima nos grupos (família) e da esquerda para a direita nos períodos; a eletropositividade cresce de cima para baixo nos grupos e da direita para a esquerda nos períodos:


A eletronegatividade pôde ser numericamente determinada pela equação proposta por Linus Pauling: E = 0,184(I +A).
A partir dessa expressão, definiu-se a eletronegatividade de todos os elementos da tabela (esquematicamente, com exceção dos gases nobres). Sendo o flúor (F) o átomo mais eletronegativo.

Variação de Eletronegatividade e Eletropositividade

A eletronegatividade e eletropositividade são maiores ou menores nos átomos dos elementos da tabela correlacionando-se com outras propriedades periódicas:
1)      Raio atômico: Quanto menor o raio atômico, maior a força com que o núcleo atrai a eletrosfera. Assim, maior a eletronegatividade e menor a eletropositividade do átomo;
2)      Afinidade eletrônica: Como a afinidade eletrônica mede a tendência de um átomo em receber um elétron na sua eletrosfera, quanto maior for essa propriedade maior será a eletronegatividade. Ao contrário da eletropositividade, que se torna menor.
3)      Potencial (ou energia) de ionização: Como a energia de ionização indica a tendência do átomo em se tornar íon positivo com valência +1 (ou seja, perder um elétron), quanto maior o seu valor menor a eletronegatividade e maior a eletropositividade do átomo.


Eletronegatividade
É a tendência que um átomo tem de atrair elétrons. É muito característico dos não-metais. Linus Pauling, através de experimentos, tentou quantificar esta tendência e criou uma escala de eletronegatividade. Essa escala existe em muitas tabelas periódicas.
A eletronegatividade aumenta conforme o raio atômico diminui. Quanto maior o raio atômico, menor será a atração do núcleo pelos elétrons mais afastados e então, menor a eletronegatividade.
Na tabela periódica, os gases nobres não são considerados, já que não tem tendência a ganhar ou perder elétrons. Já estão estabilizados.
A eletronegatividade aumenta nas famílias, de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita.
O elemento mais eletronegativo é o flúor (F), com valor de eletronegatividade 3,98.
Eletropositividade
É a tendência que um átomo tem de perder elétrons. É muito característico dos metais. Pode ser também chamado de caráter metálico. É o inverso da eletronegatividade.
A eletropositividade aumenta conforme o raio atômico aumenta.
Quanto maior o raio atômico, menor será a atração do núcleo pelo elétron mais afastado, maior a facilidade do átomo em doar elétrons, então, maior será a eletropositividade.
Os gases nobres também não são considerados, por conta da sua estabilidade.
A eletropositividade aumenta nas famílias, de cima para baixo, e nos períodos, da direita para a esquerda.
O elemento mais eletropositivo é o frâncio (Fr), que possui eletronegatividade 0,70.
Tabela de eletronegatividade
Lembrando que o menor valor é o mais eletropositivo
Elementos
Eletronegatividade
F
3,98
O
3,44
Cl
3,16
N
3,04
Br
2,96
I
2,66
S
2,58
C
2,55
Metais Nobres
2,54 a 2,28
H
2,20
P
2,19
Semi-metais
2,04 a 1,18
Metais Comuns
2,20 a 0,79
Fr
0,70

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica
É a quantidade de energia liberada quando um átomo isolado no seu estado fundamental (fase gasosa) recebe 1é.
Um átomo isolado no seu estado fundamental pode receber 1é, transformando-se em um ânion. Isso pode levar ao átomo um estado de maior estabilidade e então ocorre a liberação de energia.
A afinidade eletrônica aumenta conforme o raio atômico diminui. É importante para os não-metais. Os elementos mais eletroafins são os halogênios e o oxigênio.
A eletroafinidade, na tabela periódica, aumenta nas famílias de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita.
Seus valores são dados em Kj/mol e são muito difíceis de serem medidos.
Calor Específico
É uma propriedade aperiódica.
O calor específico do elemento no estado sólido sempre diminui com o aumento do número atômico.
O calor específico é a quantidade de calor necessária para elevar a 1°C a temperatura de 1g do elemento.

Postar um comentário

0 Comentários