ENEM - Países Desenvolvidos, Subdesenvolvidos e Emergentes (1)



ENEM - Países Desenvolvidos, Subdesenvolvidos e Emergentes


Grau de desenvolvimento... costuma-se classificar os países, atualmente, em:

Países Desenvolvidos: são aqueles cujas populações apresentam boa qualidade de vida ou seja: bom nível de renda e bem-estar social; bom nível educacional; maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças e elevado nível de consumo por parte da população. São países que apresentam alto grau de industrialização e também são conhecidos como países de industrialização clássica. A Inglaterra foi o pioneiro no processo de industrialização ainda no século XVIII, seguindo-se a este, logo no início do século XIX, Alemanha, Bélgica, Holanda e França. Em meados do século XIX os E.U.A já apresentava um bom grau de industrialização e o Japão ao longo da Era Meiji (1868 a 1912) moderniza sua economia e também ingressa no processo de Industrialização. Como conseqüência direta deste processo a Inglaterra, maior potência industrial da época, impõe ao demais países sua política econômica Liberalista extinguindo de vez o pacto colonial mercantilista do século XVI e XVII.

A maioria dos países hoje considerados desenvolvidos, foram um dia Metrópoles imperialistas entre os séculos XVI e XIX ou foram Colônias de Povoamento. Os países mais desenvolvidos hoje se localizam em geral na Europa Ocidental, nas Américas ( Estados Unidos, Canadá), na Ásia( Japão e Coreia) e na Oceania (Austrália e Nova Zelândia). Apresentam IDH muito elevado. Durante os anos 90 eram comumente denominados “ Países de Norte” ou “países de Centro”

Países Subdesenvolvidos – Ao contrário do grupo anterior, as populações dos países subdesenvolvidos apresentam precárias condições de vida com deficiências graves nas áreas de educação e saúde e possuem renda familiar muito baixa. Em sua maioriaforam Colônias de Exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização. São conhecidos também como países deTerceiro Mundo ou “países periféricos”. Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África (principalmente naSubSaariana). Apresentam IDH Baixo ou Médio.

Países Emergentes _ Conhecidos anteriormente como NICs, vem crescendo economicamente em ritmo bastante acelerado nas últimas décadas. Suas populações estão saindo do estágio de subdesenvolvimento e indo em direção a melhores condições socioeconômicas. São países, como o Brasil, Índia, Egito, Taiwan entre outros. Conhecidos como países de Industrialização Tardia, podem estar localizados tanto no continente Africano como na Ásia ou na América Latina. Este grupo, também chamado depaíses em desenvolvimento, é bastante heterogêneo e apresenta como subgrupos de destaque os Tigres Asiáticos e os BRICS. Apresentam IDH variando de médio a elevado.

Índices sócio-econômicos – São medições que podem indicar isoladamente ou em conjunto o grau dedesenvolvimento de um país. É fundamental observar se os dados utilizados sejam de fonte confiáveis como por exemplos IBGE, FGV, ONU , BIRD ,FMI entre outros.
Principais índices:
Avaliar riquezas : PIB , PIb per capita ou Renda per capta, índice Gini

Avaliar saúde : Mortalidade infantil, Longevidade ou Expectativa de vida

Avaliar educação : taxa de analfabetismo , escolaridade, escolarização

IDH é um índice que reúne dados de educação saúde e renda e é hoje o mais utilizado para avaliar o grau de desenvolvimento de um país.

Outros índices: taxas de fecundidade , taxa de mortalidade geral, índice de urbanização, distribuição setorial da população ocupada ( ativa) , taxa de desemprego ou desocupação, distribuição etária da população.


Atividade complementar : Organize em seus apontamentos ( caderno, arquivo da web) um vocabulário tecnico conceituando os termos em negrito


Vocabulário de apoio:
Liberalismo Econômico : Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos desta teoria que se baseava na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. a livre concorrência regularia o mercado provocando a queda dos preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a ritmo de produção
Pacto Colonial - A Metrópole possuia o monopólio do comercio da Colônia , isto é, acordo econômico em que a Colônia só poderia trocar mercadorias com sua Metròpole.

Colonialismo 
Durante o capitalismo comercial dos séculos XVI e XVII, Portugal e Espanha dominaram e colonizaram praticamente toda a Ámerica
"Adotando o princípio de “dividir para governar”, o rei da Espanha dividiu a América espanhola em quatro vice-reinos: o da Nova Espanha, o do Peru, o de Nova Granada e o do Rio Prata. Com isto, ele melhorava o controle sobre suas colônias americanas. Os vice-reis tinham grandes poderes, mas eram fiscalizados por auditores enviados pelo rei. O rei criou também as capitanias gerais: Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile, todas situadas em áreas estratégicas. Estas capitanias deviam defender as colônias de possíveis ataques estrangeiros." Veja a localização dests colônias no mapa abaixo:
Neocolonialismo : Durante o século XIX, em pleno capitalismo Industrial, Metrópoles europeias ( Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Alemanha...) colonizam e dominan grande parte do continente Asiático e praticamente todo continente Africano. Vão em busca de matérias -primas para abastecerem suas indústrias e de novos mercados consumidores para comprar seus produtos industrializados. Veja a localização destas colônias nos mapas abaixo:
Neocolonialismo na Ásia 

A Partilha da África 

A Inglaterra desenvolve uma política de ocupação no continente conhecida como " Do Cairo ao Cabo"
África subsaariana-Região do continente africano, ao sul do deserto de Saara que reune países com grande pobreza, governos na maioria autoritários e precárias condições de vida como por exemplo: doenças endêmicas, baixo consumo de calorias por pessoa, alto grau de anlfabetismo e baixíssima escolarização, baixa Longevidade , alta mortalidade infantil e IDH muito baixo. Esta região também é conhecida como África Negra 
Colônias de Exploração- Territórios dominados pelas Metrópoles européias que exploravam através de monopólios todas as riquezas das colônias. Localizavam na America Latina, parte da África e Ásia e sudeste dos E.U.A. As colônias das Américas obtém independência em geral durante o século XIX e as da África e Ásia após a 2 GG
Colônias de Povoamento denominação recebidas pelas colônias inglesas na América ( Treze colônias) Austrália e Nova Zelândia. Caracterizavam pela produção agrícola baseada na pequena propriedade particular familiar, pela produção manufatureira voltada para o mercado interno e pela utilização do trabalho livre.
Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.
O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo.
Esta prática está registrada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
Postado há 25th July 2012 por Cristina Ramos





Postar um comentário

0 Comentários