ENEM - Países Centrais, Periféricos e Emergentes e mais informações


ENEM - Países Centrais, Periféricos e Emergentes

Países Centrais, Periféricos e Emergentes.


Países centrais são aqueles que detém maior poder político, econômico e militar. São eles que produzem novas tecnologias, exportam produtos culturais e bens de alto valor. Ou seja, são os mais ricos, são eles : Os EUA, o Canadá, a maioria dos países da Europa Ocidental, e o Japão.



Os países periféricos são aqueles que dependem dos países centrais, tem economias pouco desenvolvidas, possuem pouca influência no cenário internacional. Estes comercializam mais as matérias-primas e, eventualmente, conseguem agregar algum valor a estes produtos, mas sempre em grau muito baixo.
Nas relações de troca entre países centrais e periféricos as relações são desproporcionais e ruins, prejudiciais para estes últimos.


Países emergentes são aqueles em desenvolvimento possui um padrão de vida relativamente baixo, uma base industrial em desenvolvimento e um índice de desenvolvimento humano variando de médio a elevado. Normalmente esta denominação é utilizada para referenciar países com grau de desenvolvimento intermediário, situados abaixo do nível dos países desenvolvidos, mas em estágio superior se comparados com os países menos desenvolvidos do mundo.
Lista de países emergentes:


* China
* Índia
* Rússia
* Brasil
* Argentina
* México
* Chile
* Malásia
* África do Sul
* Polônia
* Hungria
* República Tcheca
















Introdução

Neste blog iremos falar sobre os grupos de Países Centrais, Emergentes e Periféricos.
Abordaremos os seguintes tópicos sobre estes grupos de países:


Renda ;
Emprego;
Moradia;
Educação;
Saúde;
Segurança;
Principais países e suas características;
Gráficos com as principais informações dos países centrais e
mapa com divisões dos países.
Paises Centrais




RendaA renda per capita ou renda média para cada habitante de um país, estado ou região, calcula-se dividindo a Renda total acumulado pelo numero de habitantes do país.
A quantidade total de bens e serviços produzidos num país durante um ano constitui o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB refere-se apenas à produção interna, isto é, realizada dentro do país.
Levando em consideração os bens e serviços produzidos no pais, os recursos que entram e que saem, temos o Produto Nacional Bruto (PNB) medido por ano em cada país.
Portanto, o PNB é igual à produção interna mais os recursos vindos do exterior menos os que saem do país. Na prática, contudo, salvo raríssimas exceções, a diferença em valor entre o PIB e o PNB de um país é pequena.

PIB = toda a produção anual de bens e serviços ocorrida dentro do território do país.
PNB = PIB + renda (dinheiro) vinda do exterior – renda (dinheiro) que saiu para o exterior.Tanto o PIB quanto o PNB são índices bastante utilizados para medir o grau de riqueza de um país. Normalmente, os países ricos têm PIB e PNB altos, e os pobres têm PIB e PNB baixos.
A renda per capita mostra a renda média da população. Normalmente os países desenvolvidos têm PIB e renda per capita maiores que os dos países subdesenvolvidos.





Emprego
O sonho de qualquer trabalhador ambicioso é um dia trabalhar nos Estados Unidos, num emprego estável, preferencialmente numa multinacional, ter uma boa casa, um bom carro, ir de férias todos os anos e ser feliz com a sua família.



Moradia

Pequeno número de analfabetos; 

Elevado nível de vida da população; 

Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico; 

Reduzido crescimento populacional; 

Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil; 

Elevada expectativa de vida. 





EducaçãoA idade onde o atendimento escolar é compulsório varia de Estado para Estado. Crianças e adolescentes são obrigados a frequentarem a escola até a idade de 16 anos (ou até a finalização do segundo grau), na maioria dos Estados. Estudantes podem frequentar escolas públicas, privadas ou domésticas. Nas duas primeiras, educação está dividida em três níveis: elementar (elementary school) , média (middle school) e secundária (high school).


Saúde

Em cinco anos, ainda de acordo com o estudo de Downs, foram construídos 40 hospitais, empregados mais de 120 médicos e tratados mais de um milhão de ex-escravos. Foi a primeira vez que o governo federal norte-americano se dedicou a cuidar diretamente de cidadãos que nunca estiveram a serviço das forças armadas.
Saber que a primeira iniciativa do governo federal norte-americano na área da saúde pública foi cuidar dos libertos também deve incomodar muita gente.


Segurança

Enquanto o Departamento de Defesa está encarregado de ações militares no exterior, o Departamento de Segurança Interna trabalha na esfera civil para proteger o território estadunidense, dentro e fora de suas fronteiras. Seu objetivo é preparar-se, prevenir e responder a emergências domésticas, particularmente terrorismo. Em 1 de março de 2003, o DHS absorveu o agora extinto Serviço de Imigração e Naturalização dos Estados Unidos da América e assumiu suas tarefas. Ao fazê-lo, dividiu a parte policial e de serviços em duas agências novas e independentes — USICE e USCIS.





Paises centrais - os principais países e suas características

EUA













Os EUA ocupam o 4º lugar mundial em extensão territorial e em população, compreendendo 50 estados (48 continentais, acrescidos de Alaska e do Havaí), além de algumas processões no Pacífico e do estado associado de Porto Rico. Seu território é muito extenso, um dos maiores do Mundo, contendo 3 diferentes tipos de relevo: O Vasto conjunto Montanhoso, a Cadeia das Cascatas e a Sierra Nevada.A população dos Estados Unidos enfrenta problemas como Terremotos, Furacões, Tufões, Maremotos, Tempestades e Vulcões. O clima temperado continental torna-se mais úmido a este, onde passa a sofrer a influência oceânica já na região dos Apalaches, conjunto de montanhas e planaltos paleozóicos de médias altitudes. Chuvas abundantes, temperaturas mais elevadas e eventuais ciclones no verão caracterizam o sudeste no país subtropical.O relevo dos EUA abrange 3 grandes sistemas de relevo. A Oeste, um vasto conjunto montanhoso ocupa um terço da superfície do país. Constituído por uma série de cadeias de formação recente, orientadas no sentido N-S, inclui a grande barreira das Montanhas Rochosas, que dominam pelo lado oriental, elevados planaltos ou bacias intermontanas (Colorado, Grande Bacia). A cadeia das Cascatas e a Sierra Nevada estão separadas por uma depressão descontínua (vale central da Califórnia), da cadeia Costeira, que margeia estreita planície litorânea. Esse vasto sistema montanhoso constitui uma barreira climática que reduz as precipitações no sentido Este, em direção às grandes planícies, que correspondem à bacia do Mississipi-Missouri. Estas se abrem amplamente desde os grandes lagos até o golfo do México.






Japão















Por outro lado, aproximadamente 75% do território é montanhoso de origem vulcânico, contando com 265 vulcões dos que 10% são ativos. 

Destaca o Monte Fuji com 3.776 metros o mais alto do Japão, considerado lugar sagrado. A única planície de relevância é a de Kanto, percorrida pelo rio Tone. Muitas das montanhas são vulcânicas, características que outorga a paisagem uma grande beleza, mas encarna uma situação de perigo muito conhecida pelos japoneses. A região mais afetada é de Kanto, justo na que está situada Tóquio.
As costas representam mais de 27.000 quilômetros de comprimento e estão constituídas principalmente por terraços rochosos e por freqüentes enseadas. Entre os rios mais importantes, em geral pequenos e de curto percurso, destaca o Shinano com 396 km de comprimento.
Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku são as quatro ilhas principais. Honshu é a maior ilha com 230.000 quilômetros quadrados e nela encontram-se as cidade mais importante como Tóquio, Nara, Kyoto ou Osaka. É, ademais, o coração cultural, político e social de Japão.
Hokkaido, a segunda ilha em importância, encontra-se ao norte de Honshu com 78.509 quilômetros e é considerada a "última fronteira". Caracteriza-se por sua planícies, por seus encantadores parques nacionais e por guardar as paisagens mais impressionantes do Oriente. Aqui encontram-se os Ainu, habitantes nativos que caracterizam-se pela sua testa clara, olhos redondos e pela barba cheia.
Kyushu, com 41.497 quilômetros quadrados, ao oeste de Honshu é a ilha mais meridional de Japão. Possui um clima subtropical e é ali onde nasceu a civilização japonesa. É a ilha mais próxima a Coréia e China, razão pela que foi considerada como a porta de entrada e contato com o continente asiático. Distingui-se por suas paisagens naturais, suas estações termais e seus picos vulcânicos.
Shikoku, é a menor ilha das quatro, com 18.757 quilômetros quadrados. Encontra-se entre as ilhas de Honshu, e Kyush, conservando uma rica tradição. Freqüentemente pode-se ver a numerosos peregrinos com túnicas brancas que vão a um dos 80 templos budistas, fundados pelo monge Kudai ou Kobo Daishi.
Existem duas cadeias de ilhas ao sul das quatro ilhas principais. As Ilhas Nansei-shot estendem-se desde Kyushu em direção sudeste, enquanto que as Ilhas Ogasawara-shoto, estendem-se a sul de Tóquio. Destacam, ademais as ilhas Yaeyama, Izu ou Ryukyu, territórios onde reina a paz e a tranqüilidade.



Alemanha











A economia alemã baseia no princípio da "economia social de mercado". Ainda que a constituição do país não imponha um determinado regime de mercado, a implementação do princípio do estado social por si só exclui um regime puramente de "economia de livre mercado". A idéia da economia social de mercado foi estabelecida por Ludwig Erhard, primeiro Ministro da Economia da República Federal da Alemanha e posterior Chanceler, sua visão era ladear as forças do mercado através de medidas de política social.

O modelo da economia social de mercado pretende estabelecer determinados limites para a livre ação das forças do mercado e evitar assim ocorrências de caráter anti-social. A oferta de bens e mercadorias é ampliada e diferenciada, os ofertantes são motivados a ocupar-se com idéias inovadoras, rendimentos e lucros são distribuídos de acordo com o desempenho individual. Ao mesmo tempo a economia social de mercado evita o acúmulo de poder mercantil, garante a participação dos empregados em decisões econômicas básicas e por conseguinte assegura a sua participação também no progresso social.

O dever do estado e da política é criar os meios necessários a uma concorrência saudável e equilibrar os diferentes interesses. Ao mesmo tempo Estado e política tem de promover a disposição e a capacidade das pessoas para que estas possam agir com responsabilidade e autonomia. 



Reino Unido













- Extensão do território do Reino Unido: 243.610 km²

- Cidades Principais: Londres, Birmingham, Leeds, Glasgow, Sheffield, Manchester, Cardiff, Belfast, Dublin.

- Limites geográficos: Canal da Mancha (sul); Mar do Norte (leste); Oceano Atlântico e Mar da Irlanda (oeste), Oceano Atlântico (norte). 


França























é um país localizado no continente europeu, mais especificamente na Europa Ocidental. Faz fronteira a leste com a Alemanha e Suíça; a sudeste com a Itália e a sudoeste com a Espanha e Andorra; a norte faz fronteira com a Bélgica e Luxemburgo; a oeste é limitada pelo oceano Atlântico e a sul por Mônaco e pelo mar Mediterrâneo. Uma das grandes incentivadoras e membro-criador da União Europeia, o país foi uma potência colonial no passado, e ainda possui territórios e dependências ultramarinas, em diversos lugares ao redor do mundo.



De todos os grandes estados europeus, foi a primeira a ter a sua formação como estado, sendo sua capital em Paris. Incluindo os territórios ultramarinos, a França tem uma superfície de 675 417 km² e em torno de 64,5 milhões de habitantes. O francês é o idioma oficial, segundo a constituição, mas outras 77 línguas regionais existem no país.






Itália

















É um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características geográficas do território italiano.

A península Itálica está no sul da Europa, onde predomina o clima temperado mediterrânico. É limitada ao norte pelos Alpes e ladeado a oeste pelo Mar Tirreno e a leste pelo Adriático. A República Italiana é constituída, além da península, por várias ilhas, das quais a Sicília e a Sardenha são as maiores.
O território italiano tem uma superfície de 301.401 km², com um comprimento máximo de 1.300 km, e uma largura de 600 km. Este território é equivalente ao território do estado do Rio Grande do Sul e portanto vinte e oito vezes menor que o território do Brasil
Estende-se no centro do mar Mediterrâneo, tendo ao sul e ao oeste duas grandes ilhas: a Sicília e a Sardenha. Ao norte da Sicília situa-se o arquipélago das Eólias, composto pelas pequenas ilhas vulcânicas de Stromboli, Lipari, Vulcano, Alicudi, Filicudi, Salina e Panarea.






Canada




















O Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado peloOceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, superado apenas pela Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

As terras ocupadas pelo Canadá são habitadas há milênios por diferentes grupos de povos aborígines. Começando no fim do século XV, expedições britânicas e francesas exploraram e, mais tarde, se estabeleceram ao longo da costa Atlântica do país. A França cedeu quase todas as suas colônias na América do Norte em 1763 depois da Guerra dos Sete Anos. Em 1867, com a união de três colôniasbritânicas da América do Norte em uma confederação, o Canadá foi formado como um domínio federal de quatro províncias. Isto começou com um acréscimo de províncias e territórios e com um processo de aumento de autonomia do Reino Unido. Esta ampliação de autonomia foi salientada pelo Estatuto de Westminster de 1931 e culminou no Canada Act de 1982, que eliminou os vestígios de dependência jurídica do Parlamento Britânico.

Graficos com as principais informações dos países Centrais






Temos aqui um gráfico, que esta representando a media de renda, patrimônio, folha e consumo entre alguns Países Centrais.








Apresentar mapa com a Divisão desses Paises Centrais






Paises Emergentes


Renda



Um dos problemas mais complexos de política econômica na aceleração do desenvolvimento é a tendência para piora na distribuição da renda. Isto vem ocorrendo na China, na Rússia e na Índia, sendo o Brasil uma das raras exceções, apesar de opiniões em contrário.
A maior escassez no desenvolvimento são empresários ágeis e recursos humanos de alta qualificação, e o preparo destes envolvem um processo demorado de educação e treinamento. A escassez relativa acaba provocando uma rápida elevação do ganho de alguns segmentos, enquanto a massa de trabalhadores demora mais para incorporar melhorias de rendas reais.
Por mais que as autoridades estejam cientes destes problemas, os descompassos acabam ocorrendo, pois nem tudo pode ser controlado pela sociedade, mesmo nos regimes autoritários. O mercado é muito lento para resolver estes problemas, e nem sempre as autoridades são imunes às pressões de alguns privilegiados.

Emprego



Segundo Pessôa, como o setor de serviços é intensivo em mão de obra, essa recomposição setorial das economias mantém o mercado de trabalho aquecido. O próprio processo de aumento de renda dos emergentes também pode contribuir para a transição para os serviços, que tipicamente ocorre à medida que os países enriquecem.



Contraponto. Do ponto de vista do crescimento econômico, porém, o aumento relativo do setor de serviços pode não ser tão positivo, principalmente no primeiro momento. Como a produtividade da indústria tende a ser maior, e a transição faz com que parte do capital nas manufaturas fique ocioso, o PIB pode desacelerar. Pessôa nota que o nível de utilização da capacidade na indústria em quase todo mundo, com algumas exceções, como a China, está em baixa.


O economista Armando Castelar, também do Ibre, chama a atenção para o fato de que a evolução recente dos indicadores econômicos latino-americanos indica que muito do que está ocorrendo no Brasil - e que frequentemente é tratado pelos analistas nacionais como singularidades do País - faz parte de um fenômeno regional.


"Houve uma queda generalizada do desemprego na América Latina, e também uma melhora da distribuição de renda associada em grande medida a essa questão do emprego", observa. Para Castelar, essa tendência está ligada ao grande volume de dinheiro internacional que está ingressando na região, com o crédito crescendo em muitos países além do Brasil, como Peru e Colômbia.


Moradia





Atualmente, os países em desenvolvimento respondem por quase metade do lares unipessoais, ou 130,7 milhões de pessoas, contra 107,5 milhões em 2006, um aumento de 21,6%.
Os mesmos dados revelam que mais de 10% dos lares brasileiros já são habitados por um único ocupante, contra 25% na Rússia e 7% na China. Em 1996, segundo a Euromonitor, essa taxa era 8% no Brasil, 20% na Rússia e 6% na China.
Segundo Eric Klinenberg, professor de sociologia da Universidade de Nova York, que analisou por quase uma década o impacto do crescimento dos domicílios unipessoais nos Estados Unidos e no mundo, vários fatores explicam o fenômeno, entre eles o aumento da expectativa de vida, o crescimento no número de divórcios e a emancipação precoce dos jovens.
"Entretanto, nada disso seria possível sem a independência financeira. Por isso, não surpreende que países com altas taxas de crescimento econômico, como o Brasil e a China, sejam aqueles onde a população vivendo sozinha têm aumentado a um ritmo superior aos demais", disse Klinenberg à BBC Brasil.



Educação



A proposta do seminário é a troca de experiências entre representantes de países com problemas semelhantes, como África do Sul, Brasil e Índia, com o apoio e a participação do Reino Unido, de forma a melhorar a educação de todos. 

A ministra da educação da África do Sul, Naledi Grace Mandisa Pandor, relatou que, desde 1994, com o fim do regime de segregação racial, o país vive um intenso período de reformas. Porém, para ela, as profundas desigualdades, não apenas raciais, mas culturais, de classe social e de gênero, ainda persistem. “Muitas escolas tendem a promover a assimilação das crianças e não a dessegregação”, disse. Para Grace, o maior desafio educacional da África do Sul é assegurar educação básica de qualidade para todos, inclusive adultos.
No caso do Brasil, o ministro Fernando Haddad lembrou que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe à União equalizar as oportunidades educacionais. Haddad relatou as políticas adotadas pelo Ministério da Educação nesse sentido e destacou o sistema nacional de avaliação, que permite traçar um perfil de cada escola, rede e do quadro nacional ao avaliar as condições de aprendizagem de todas as 40 mil escolas urbanas do país. 
O ministro ressaltou ainda o esforço do governo federal em promover uma maior articulação entre educação básica e superior. 

Saúde



No caso de países emergentes, falou Tim Lobstein, a mudança mais importante é a assim chamada "transição da nutrição", de uma dieta com alimentos básicos para uma dieta modernisada, que consiste em alimentos de nível energético muito maior.

"Isso significa menos frutas e verduras, ou menos alimentos básicos como arroz e grãos, e mais gorduras, e açúcar e óleo. Estes vêm particularmente sob a forma de fast-food, refrigerantes", disse ele.
A demanda por calorias acessíveis e produzidas em massa disparou em países emergentes, particularmente dentro das classes emergentes, que hoje podem gastar mais de sua renda em comida.
Mas o professor Subramanian afirmou que a obesidade é um fenômeno que afeta principalmente as classes mais privilegiadas em países de renda baixa e média, e até em economias emergentes.
Em um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, sua equipe de pesquisadores das universidades de Harvard e Bristol pesquisaram dados de cerca de 530 mil mulheres adultas de 54 países de renda média e baixa.
Eles afirmam que, apesar de a obesidade ter aumentado na maioria dos países tanto entre os 25% mais ricos quanto entre os 25% mais pobres da população, o Índice de Massa Corporal (IMC) - medida do peso de uma pessoa que leva em conta a sua altura - aumentou mais nos setores mais ricos.
"Apesar do aumento do IMC não estar mais confinado a países de alta renda, o aumento continua concentrado entre pessoas de renda mais alta em países de renda baixa e média", diz o estudo.
A Índia é um exemplo clássico de país que combina enormes desafios na área de nutrição entre sua população mais pobre, com alguns dos piores efeitos da obesidade sentidos nas classes médias.
Apesar de ter um dos menores índices do mundo - 1% em homens e 2% em mulheres em 2008, de acordo com a OMS - a Índia tem cerca de 50 milhões de pessoas com diabetes, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.
O país fica atrás apenas da China (onde estima-se que 92 milhões de pessoas sofram de diabetes), mas especialistas estimam que os números da Índia sejam bastante subestimados.

Segurança



Designadamente, e seja qual for a reforma do Conselho de Segurança, no que toca à França e à Inglaterra, é racional que não terão o direito de veto ou o direito que for decidido, mas, sim, a Europa. O que para esta significa defender a unidade contra as ilusões que se passeiam entre recordações de um passado para esquecer, ou perder a voz que ainda tem no mundo e que este tem vantagens em conservar. Porque a crise é mundial, a chamada, ainda não feita, dos órgãos da ONU até agora ignorados também deve ter o objetivo de impedir que a sua evolução seja feita contra os ocidentais. Porque se, não obstante as palavras e todas as afirmações da igualdade dos Estados, mantiverem o princípio real da desigualdade dos Estados, são os ocidentais que estão em causa.



Principais grupos de paises emergentes e suas caracteristicas


China 














Devido às suas grandes dimensões territoriais, a China apresenta diversos conjuntos climáticos. Porém destacam-se na definição geo-climática do país quatro climas: De Montanha: a sudoeste, ocasionado pela cordilheira do Himalaia; Continental Árido: na região central e abrangendo a maior parte do território do país, o que explica a baixa densidade demográfica e o pouco desenvolvimento urbano dessa região; Subtropical: a sudeste; Temperado Continental: a região nordeste, onde há cerca de 70% da concentração populacional do país.China é também um país de grandes montanhas, zonas montanhosas, planícies e colinas que ocupam 65% da superfície continental. Segundo o alinhamento podemos distinguir cinco sistemas de montanhas.

Entre os animais domésticos encontram-se cães, gatos, patos, gansos, frangos e porcos que abundam em todo o território da China. Os búfalos aquáticos são nativos da zona sul da Península de Shandong. O zebu habita no sul e nordeste da China; no noroeste criam cabras, ovelhas e cavalos. Os camelos e as vacas são importantes também no nordeste.
Há também variedade de peixes de água doce, sendo o mais comum a carpa. Também abundam lagartos, rãs, tartarugas e salamandras. Na costa destacam a lubina, arenque, cavalas, ostras, tubarões e enguias.
A observação de pássaros é algo do que poderá desfrutar o turista, especialmente na primavera, estação na qual há que dirigir-se à Reserva Natural de Zhalong, na província de Heilongjiang; ao Lago Qinghai, na província do mesmo nome; e ao Lago Poyang, ao norte da província de Jiangxi, o maior lago de água doce da China.




Índia















Embora a Índia seja um país distante do Brasil, é possível encontrar pessoas falando o português- nesse país, mais precisamente na costa oeste na Província de Goa. Essa região recebeu influências culturais dos portugueses, que na época das Grandes Navegações iam á Índia em busca de especiarias. Vasco da Gama e tantos outros exploradores estiveram nessas terras deixando um pouco da cultura lusitana nessa parte do continente asiático.

A Índia é o maior país da Ásia monçônica não somente em área, como também em população. O país tem aproximadamente 1,1 bilhão de habitantes, sendo o segundo maior em população do planeta, atrás apenas da China. Pesquisas apontam que o país ultrapassará a China nas próximas décadas. É chamado por alguns de “país dos bebês”, pois nascem por dia cerca de 50 mil crianças.

Você deve estar se perguntando por que nascem tantas pessoas em um único país. Um dos fatores que explicam essa explosão populacional é a influência da religião Hinduísta, praticada por aproximadamente 75% das pessoas e que concebe o nascimento como um ato sagrado. Além da influência religiosa, há também a questão do analfabetismo que atinge quase metade da população. Dos alunos que chegam à escola, os meninos conseguem ter, em média, três anos e meio de estudo, e as meninas, m ano e meio. Portanto, com elevada taxa de analfabetismo, sem muitas informações e conhecimentos sobre controle de natalidade e influenciada por princípios natalistas de religião, os indianos, em geral, não têm a mínima possibilidade de fazer um planejamento familiar eficaz.

O governo indiano já tentou, há alguns anos, adotar uma política antinatalista, a exemplo da “política do filho único” chinesa, mas não conseguiu, justamente por esbarrar em princípios religiosos, que estão enraizados na consciência e na vida das pessoas.

Rússia














Os russos são bastante hospitaleiros e costumam se reunir com frequência. Você deverá levar alguma lembrança ou presente quando convidado para um jantar familiar. Pode ser uma garrafa de vinho, doces, bolos ou flores (no caso das flores, dê apenas em quantidade ímpar; números pares são apenas para funerais). Você deverá tirar os sapatos ao entrar na residência (provavelmente receberá chinelos – “tapochki”).


É considerado rude se você deixar algo no seu prato quando estiver comendo na casa de alguém e isso vai ofender o seu anfitrião. Você não é obrigado a beber nada alcoólico se não quiser, os seus anfitriões não vão ficar ofendidos com isso, mas com certeza eles ficarão muito satisfeitos se você tomar pelo menos um gole; 
O feminismo ainda não chegou na Rússia, por isso ainda se espera que homem pague toda a conta no restaurante. Não é apropriado dividir os gastos ou pior, deixar a conta para a mulher pagar; Quando for cumprimentar alguém retire as suas luvas antes, é falta de educação apertar as mãos usando luvas; 

Não coloque o dedo polegar entre os dedos indicador e anelar (fazer o sinal de figa). Esse gesto é considerado rude na Rússia, algo como o “dar uma banana” aqui no Brasil.

Brasil














Possui uma natureza deslumbrante, nosso é composto por uma biodiversidade maravilhosa. O território conta ao todo com a presença de seis biomas diferentes, que variam de acordo com vegetação e clima de cada região. 



A variedade de paisagens contida no Brasil consegue ilustra essa questão dos biomas e as organizações ambientais procuram atuar na preservação dessas localidades, que normalmente apresentam diversas espécies endêmicas de plantas e animais.




Argentina












Área: Sua superfície total legal é de 3 745 247 km², dos quais 2 780 400 km² correspondem ao continenteamericano e 964 847 km² ao continente . No entanto, fontes argentinas oficiais e extra-oficiais continuam considerando como territórios as Malvinas e ilhas adjacentes, elevando a superfície total para 3 761 274 km².
Capital: Buenos Aires.População da Argentina: 39,7 milhões (estimativa 2008).
Moeda: Peso argentino.
Nome Oficial: República Argentina.
Nacionalidade: Argentina.
Datas Nacionais: 25 de maio (aniversário da Revolução) e 9 de julho (Dia da Independência).






México










O México (de nome oficial Estados Unidos Mexicanos) é um país localizado na América do Norte delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América, a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas, através dos quais se aproxima de Cuba, a sul pela Guatemala e por Belize, e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental e ilhas adjacentes à costa, o México inclui também as Ilhas Revillagigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km a sul do Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia.Localizado na parte sudoeste do continente norte-americano e de forma aproximadamente triangular, o México estende-se por mais de 3000 Km de noroeste a sudeste. A sua largura varia entre mais de 2000 km no norte e menos de 220 km no istmo de Tehuantepec, no sul. O México tem litorais em duas grandes massas de água: o oceano Pacífico (com o golfo da Califórnia entre o continente e a península da Baixa Califórnia) a ocidente e, a oriente, o golfo do México e o mar das Caraíbas, que conduzem ao oceano Atlântico. Nos litorais encontram-se planícies costeiras, ao passo que o México central consiste de planaltos elevados e montanhas escarpadas, incluindo vulcões, o mais elevado dos quais é o Pico de Orizaba, com 5610 m de altitude.




Chile












O Chile estende-se ao longo da parte ocidental e meridional da América do Sul. Faz divisa ao norte com o Peru, ao sul com o Pólo Sul, ao leste com a Bolívia e Argentina, e ao oeste com o Oceano Pacífico.


Devido a sua grande extensão, uma das principais características do Chile é a variedade de suas paisagens. Desde um impressionante deserto, passando pela Ilha de Páscoa, até os territórios da Patagônia e da Antártida, cores e formas vão variando ao longo do país. Existem duas constantes na geografia chilena: a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico.






Malásia













Área: 329.847 km²
Capital: Kuala Lumpur
População: 26,2 milhões (estimativa 2007)
Nome Oficial: Federação da Malásia
Nacionalidade: malaia
Governo: Monarquia Parlamentarista
Divisão administrativa: 13 estados e 3 territórios federais


Composição da População: malaios (59%), chineses (32%), indianos (9%).
Idioma: malaio (oficial), chinês, tâmil e ibã.
Religião: islamismo (45,9%), crenças populares chinesas (24,5%), cristianismo (9,4), hinduísmo (7,3%), budismo (6,8%), crenças tradicionais (3,6%), outras (2%), sem religião e ateísmo (0,7%).



África do Sul









A África é um continente que abriga 50 países independentes, a população total é de aproximadamente 970 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados, possui uma imensa riqueza natural e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo. Devido a localização geográfica do continente africano existe uma diversidade de climas, desse modo é possível encontrar tropical ou intertropical, mediterrâneo e semi-árido entre outras variações climáticas. No entanto, o que predomina é o clima intertropical, dessa forma as temperaturas na região são quase sempre elevadas superiores a 20ºC a média mensal, essa característica climática é determinada pelo relevo presente na costa, por se tratar de montanhas impede a entrada de massas de ar no centro do continente. 

As disparidades climáticas existentes na África são responsáveis pelos índices pluviométricos que variam de acordo com as regiões, nas áreas intertropicais onde concentram as grandes florestas ocorre uma grande incidência de precipitação, já em outros lugares praticamente não se desenvolve chuvas, por exemplo, nos desertos. 



Polônia






















É um dos maiores países da Europa. Faz fronteira a norte com Mar Báltico e enclave russo de Kelingrado; a leste com Lituânia, Bielorússia e Ucrânia; a sul com Eslováquia e República Checa; a oeste com Alemanha. 



Maiores cidades (por população): Varsóvia, Gdansk e Poznan.
Tipo deGoverno: República Parlamentarista
Quant. habitantes: 38 milhões de habitantes
Tornou-se Estado no ano de 996
A sua capital - Varsóvia - foi reconstruída quase na totalidade depois de cerca de 84% da cidade ter sido completamente devastada durante a Segunda Guerra Mundial
Entrou na União Europeia no dia 1 de Maio de 2004
Tem 500 km da costa arenosa
Tem 9000 lagos
Possui montanhas com mais de 2000 metros de altura
Tem seis vencedores do Prémio Nobel
A Universidade de Cracóvia foi fundada em 1364
Tem a primeira constituição da Europa (do ano de 1791) e a segunda do mundo (depois da constituição americana)
É o nono maior país da Europa

Graficos de paises emergentes





Temos aqui gráficos em relação aos Países Emergentes, onde aborda uma comparação com outros países.














Como você vê este próximo gráfico esta mostrando que em relação a mão-de-obra, os Países Emergentes são os que produzem mais.













Aqui temos um gráfico mostrando a distribuição de 100 multinacionais Emergentes.
















Media de comparação da velocidade da internet entre os Países Emergentes com os países desenvolvidos. 



Mapa com divisão dos Paises Emergentes



Paises Periféricos

Renda


A produção permaneceu atrasada em termos organizacional e tecnológico, com predominância do setor agrícola exportador. O crescimento era voltado para o mercado externo, sendo quase todo (escasso) progresso técnico destinado a este setor propiciando elevações em seu nível de produtividade. Assim, o setor exportador tornara-se o centro dinâmico da economia dos países periféricos, sendo praticamente o único componente autônomo do crescimento da renda. Pode-se dizer que não havia diversificação da produção, pois apenas um ou dois produtos primários eram exportados. Em conseqüência, surgiu um processo de urbanização mais ou menos intenso ao longo do qual iam estabelecendo as chamadas indústrias de bens de consumo interno (calçados, tecidos, vestuários, móveis, etc), não sendo suficientes para gerar na atividade interna um dinamismo próprio e, dessa forma ficava o crescimento econômico da periferia, dependente do comportamento da demanda externa por produtos primários. O padrão de consumo dos periféricos era independente em relação ao sistema produtivo, uma vez que os bens de consumo modernos eram importados através dos ganhos com o setor exportador. Importava-se também recursos técnicos e bens de capital necessários ao funcionamento das indústrias que estavam surgindo. Em síntese, as relações comerciais entre centro e periferia, eram de que ambos procurassem suprir suas necessidades. Do centro vinham os bens industrializados e capitais de empréstimos. Do periférico, saíam produtos primários e alimentos. Isso é o princípio da divisão internacional do trabalho.


Emprego


A dialética da dominação se expande de forma hierárquica, ou seja, países dominantes colocam outros em situação periférica. Os países periféricos seguindo as “cartilhas” de seus dominantes, colocam a população em situação de exclusão extrema; os sujeitos são privados do direito ao próprio trabalho; vivenciam a influência direta e indireta de fenômenos sociais diversos resultantes do modo de produção capitalista e suas múltiplas determinações.

Liberdade, flexibilização, redução, ajuste fiscal, reformas, reestruturação, privatização, abertura econômica, são alguns dos termos utilizados cotidianamente na conjuntura atual quando se referem às políticas de “desenvolvimento” econômico. Esses termos estão presentes em discursos e ações econômicas efetivadas mundialmente, demonstrando os lemas neoliberais.


Moradia



Em países pobres, ainda, boa parte das moradias expostas a situações de vulnerabilidade a desastres, como enchentes e desabamentos, são assentamentos de baixa renda. Para esta população, as alternativas propostas são, geralmente, as remoções, com reassentamentos que representam, na maioria das vezes, uma piora nas condições de vida, já que se livram das enchentes, por um lado, mas ficam sujeitas a viver em locais sem oportunidades de emprego, de desenvolvimento econômico, social, cultural, enfim, sem cidade…


Educação



A mudança mais significativa que ocorreu na área da educação foi a exclusividade do Ensino Fundamental, esse que passou a ser entendido como sendo obrigatório para a população, sendo financiado pelo poder público. Por sua vez, o Ensino Médio era ofertado, prioritariamento pelo setor privado. O mesmo acontecia no Ensino Superior, surgindo um sistema de bolsas de estudos destinadas a alunos que tivesse renda baixa.
O Banco Mundial percebia a educação como uma forma de compensar à situação de pobreza que o país se encontrava ao passar pelos ajuste econômicos. Ele enfatiza a educação como um mecanismo fundamental na aquisição de um novo padrão de acumulo do capital.


Saúde



A incidência de cólera é elevada. Apenas uma pequena fração da população recebe atenção médica ainda rudimentar. A partir de 2004, a relação dos médicos por população foi estimada em 7.7 por 100 mil pessoas. Em 2005, a expectativa de vida foi estimada em apenas 38.43 anos, uma das mais baixas do mundo. A mortalidade infantil em 2005 foi estimada em 187.49 por 1000 nascidos vivos, as mais altas do mundo. A incidência de tuberculose em 1999 foi 271 por 100000 pessoas. Taxas de imunização de crianças de um ano de idade em 1999 foram estimadas em 22% de tétano, difteria e tosse convulsa e 46% para sarampo. Desnutrição afetado cerca de 53% das crianças abaixo de cinco anos de idade a partir de 1999. Desde 1975 e 1992, houve 300 mil mortes relacionadas com a guerra civil. A taxa global de morte foi estimada em 24 por 1000 em 2002. A prevalência de HIV/AIDS foi 3.90 por 100 adultos em 2003. A partir de 2004, havia aproximadamente 240000 pessoas que vivem com HIV/AIDS no país. Houve uma morte 21000 estimado de AIDS em 2003. Em 2000, 38% da população teve acesso à água potável e 44% tinham saneamento adequado.


Segurança



A Polícia Nacional (PN) é a principal força de segurança de Angola, dependendo organicamente do Ministério do Interior. A PN concentra funções que estão, na maioria dos restantes países de língua portuguesa, repartidos por diversas organizações policiais e não-policiais distintas.
A actual Polícia Nacional de Angola tem origem na antiga Polícia de Segurança Pública (PSP) de Angola, principal força de segurança uniformizada durante a Administração Portuguesa.
Com a independência de Angola em 1975, a antiga PSP for reformulada, sendo-lhe acrescentados membros dos corpos policiais do MPLA, dando origem à Polícia Popular de Angola.
Desde então a Polícia Popular foi sofrendo várias reorganizações, ao mesmo tempo que foram sendo nela integradas diversos organismos de polícia então autónomos, tais como a Polícia Judiciária (actual Direcção Nacional de Investigação Criminal).
Resultado da integração dos diversos organismos policiais e não-policiais, em 1993 a Polícia Popular passou a denominar-se Polícia Nacional.


Principais paises periféricos e suas caracteristicas

Moçambique























características mais marcantes desta comunidade chamada Moçambique é a de que ela possui traços extremamente fortes da oralidade, traços esses que parecem configurar uma cultura essencialmente acústica. Designo por cultura acústica a cultura que tem no ouvido, e não na vista, seu órgão de recepção e percepção por excelência. Numa cultura acústica a mente opera de um outro modo, recorrendo (como artifício de memória) ao ritmo, à música e à dança, à repetição e à redundância, às frases feitas, às fórmulas, às sentenças, aos ditos e refrões, à retórica dos lugares-comuns – técnica de análise e lembrança da realidade – e às figuras poéticas – especialmente a metáfora. Sua oralidade é uma oralidade flexível e situacional, imaginativa e poética, rítmica e corporal, que vem do interior, da voz, e penetra no interior do outro, através do ouvido, envolvendo-o na questão. Trata-se, no entender de Antonio Viñao Frago, de uma “cultura não linear, mas esférica.

O debate sobre a oralidade e a escrita na construção do social tem sido longo. Todas as ciências se têm ocupado em estudar materiais que os diferentes povos usam para aprender e para lembrar. O Ocidente tem uma visão etnocêntrica quando procura distinguir as culturas ágrafas das culturas letradas. As primeiras são classificadas como primitivas, enquanto que as segundas são denominadas intelectuais. Para além disso, nas culturas literárias ou letradas, os seus membros são, pela sua vez, denominados “alfabetos” ou “analfabetos”, conforme saibam ou não usar os signos árabes empregados para a escrita e para a leitura.




Benin












Nome: República do Benin
Localização: África Ocidental Nacionalidade: beniense
Divisão: 12 departamentos
Línguas: francês (oficial), fon, fariba, fulani e ioruba
Religião: animista, minorias católicas, islâmicas e protestantes
Moeda: franco CFA (Communauté Française Africaine) 
Litoral: 121 km
População: 8.078.314
Idade média da população: 17,7 anos (estimativas de 2007)
Crescimento populacional: 2,674% (estimativas de 2007)
Expectativa de vida: 53,44 anos (estimativas de 2007)
Pessoas com Aids: 68 mil (estimativa de 2003)
Tipo de governo: república
PIB per capita: US$ 1.100 (estimativa de 2006)
Taxa de inflação: 3% (estimativa de 2006)
IDH: 163º no ranking da ONU 
Quase 70% da população do país não tem acesso a água potável
Atual presidente beninense, Thomas Yayi Boni.



Senegal

























Ocupa uma área de aproximadamente 196,7 mil quilômetros quadrados. Seu território, banhado a oeste pelo Oceano Atlântico, limita-se ao norte com a Mauritânia, a leste com Mali, a sudeste com a Guiné e a sudoeste com Guiné-Bissau, além da Gâmbia, que está totalmente inserida no território senegalês.



A população do Senegal é composta por cerca de 12,8 milhões de habitantes, sendo que a maioria (57,6%) reside em áreas rurais. Dacar, capital , é a cidade mais populosa do país, com 2,8 milhões de pessoas. A religião com o maior número de adeptos é o islamismo, praticado de uma forma peculiar, com base nos ensinamentos do asceta Amadou Bamba.

Os senegalenses enfrentam vários problemas de ordem socioeconômica, como altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc. Esse cenário reflete da nação. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH do Senegal é baixo, com média de 0,411, ocupando o 144° lugar no ranking mundial, composto por 169 países.
A economia senegalesa é pouco desenvolvida. Os principais produtos de exportação são o fosfato, o amendoim e o pescado. O valor histórico-cultural de algumas cidades do Senegal e as belezas naturais, com destaque para as savanas e as reservas de animais selvagens, têm alavancado o turismo, que passou a ser uma importante fonte de receitas financeiras.



Angola













População urbana: 57% Crescimento demográfico(2005-2010): 2,85% Índice de fecundidade: 6,54 Taxa de natalidade: 46 por cada mil habitantes Taxa de mortalidade: 25,8 por mil Taxa de mortalidade infantil: 131,9 por mil nados - vivos com menos de 1 ano de idade Esperança média de vida: 42,7 anos Homem:41,2 anos Mulher: 44,3 anos 




11. Até á década de 1970, a economia angolana era principalmente agrícola, sendo a cana-de-açúcar e o café as principais culturas. A produção de batata, arroz, banana também era importante, mas as culturas que mais se comercializavam eram o algodão, tabaco e a borracha.
12. Angola é também um país rico em minerais, principalmente diamantes, petróleo e minério de ferro. As minas de diamantes estão localizadas no distrito de Luanda, enquanto que o petróleo tem sido descoberto ao largo de Cabinda e ao largo da costa até Luanda.


Costa do Marfim

























O clima da costa do marfim é tropical, ao longo da costa é semi-árido no extremo norte, muito quente e seco, no norte durante o dia e a noite chega a quase entre 20 e 25°C. E no sul o clima já muda, é bastante úmido, o que possibilita o cultivo de plantas. Desde que se estabeleceu como uma das economicamente mais prósperas nações de África ocidental que cerca de 20 % da sua população consiste em trabalhadores da vizinha Libéria, Burkina Faso e Guiné. Este fato tem originado permanentemente uma tensão crescente em anos recentes, principalmente devido ao facto de que grande parte destes trabalhadores sãomuçulmanos, enquanto que a população natural da Costa do Marfim é, essencialmente Cristã(principalmente católica romana) e animista. Ainda que não totalmente branca, 4% da população é de origem não africana. Há muitos descendentes de libaneses,cidadãos franceses, britânicos, e espanhóis. Há ainda uma minoria de missionários protestantes norte-americanos e canadianos. Ultimamente, cerca de 50 000 franceses e outros europeus têm saído da Costa do Marfim devido a fortes tensões sociais incitadas pelas forças revolucionárias locais que clamam ser contra a ocupação estrangeira em seu território, especialmente contra os franceses.


Etiópia

























As regiões mais elevadas possuem temperatura variando de 0 a 16 graus centígrados; a zona temperada, nas elevações de 1 500 a 2 400 metros, possui temperaturas de 16 a 30 graus centígrados; e a zona quente, abaixo dos 1 500 m, tem condições tropicais e áridas e temperaturas diurnas de 27 a 50 graus centígrados. Atopografia da Etiópia compreende tanto cadeias de montanhas altas (as Montanhas Semien e as Montanhas Bale) como as terras mais baixas da África, como a Depressão de Danakil.


A estação chuvosa normal é em meados de junho e meados de setembro (sendo maior nos planaltos do sul), precedido por chuvas intermitentes de fevereiro a março; o restante do ano é, geralmente, seco.



Nigéria



















A economia da Nigéria, rica em petróleo mas há muito marcada por instabilidade política, corrupção e má gestão macroeconomica, atravessa uma reforma substancial, posta em prática pela nova liderança civil do país. Os anteriores governantes militares da Nigéria não foram capazes de diversificar a economia e afastá-la da sobre-dependência se um sector petrolífero de capitais intensivos, o qual é responsável por 20% do PIB, 95% das receitas de exportação e cerca de 65% das receitas orçamentais. O sector agrícola, em grande medida de subsistência, não acompanhou o rápido crescimento da população e a Nigéria, em tempos um grande exportador de alimentos, precisa agora de importá-los.



Os recursos minerais incluem o petróleo, o carvão e o estanho. Os produtos agrícolas incluem groundnuts, óleo de palma, cacau, citrinos, milho, sorgo, mandioca, inhames e cana de açúcar.


Gráficos de Países Periféricos



Temos aqui um gráfico indicando a média do fluxo de Capitais Brutos e Líquidos:














Neste outro gráfico mostra o balanço de pagamentos dos Países Periféricos:







Mapa com a Divisão dos Paises Periféricos




Conclusão

Sobre os países centrais

Como podemos observar neste blog,são aqueles grupos de países onde possuem o maior poder seja político,seja econômico ou seja militar. estão na frente dos países emergentes e periféricos em produção de novas tecnologias, exportação de produtos e materiais de alto valor.


Sobre os países emergentes
São grupos de paises,que ainda precisa "trabalhar" muito para ser um pais de primeiro mundo.Mas aos poucos,eles estão fazendo o seu papel,para uma boa condição á população. 

Sobre os países periféricos

São grupos de países onde (infelizmente)são dependentes dos países centrais. Suas economias são pouco desenvolvidas, e não tem muita influência no aspecto internacional.




http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/introducao.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/citar-os-principais-grupos-de-paises-e.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/paises-centrais.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/graficos-com-as-principais-informacoes.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/apresentar-mapa-com-divisao-desses.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/paises-emergentes.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/principais-grupos-de-paises-e-suas_14.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/graficos-de-paises-emergentes.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/mapa-com-divisao-dos-paises-emergentes.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/paises-perifericos.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/principais-paises-perifericos-e-suas.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/graficos-de-paises-perifericos.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/mapa-com-divisao-dos-paises-perifericos.html
http://geoherikmanu.blogspot.com.br/2012/11/conclusao.html

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jasão e o Gigante Talos – Ep 13 – A Saga de Jasão e os Argonautas