ENEM - Ligação Covalente Dativa ou Coordenada

MMN e Propedêutica: Ligação Covalente Dativa ou Coordenada:








Ligação Covalente Dativa ou Coordenada



Na ligação covalente dativa, um átomo que já está estável compartilha um par de elétrons com outro átomo que ainda está instável.



O trióxido de enxofre realiza duas ligações covalentes dativas ou coordenadas




A ligação covalente ocorre quando dois átomos compartilham pares de elétrons a fim de adquirirem a configuração eletrônica de um gás nobre (com 8 elétrons na camada de valência ou com 2, no caso dos que apresentam apenas a camada K), segundo a regra do octeto.


Porém, existem casos especiais de ligações covalentes em que o par de elétrons compartilhados é proveniente apenas de um dos átomos que já está estável. Antigamente, esse tipo de ligação covalente era chamado de dativa, hoje ela é mais comumente denominada de coordenada.


Veja alguns exemplos para entender como isso ocorre:
CO (monóxido de carbono):


O carbono possui 4 elétrons na sua camada de valência. Portanto, segundo a regra do octeto, para ficar estável, ele precisa receber mais 4 elétrons, totalizando os 8. Já o oxigênio possui 6 elétrons na camada de valência e precisa receber 2 elétrons para ficar com a configuração do gás nobre neônio.


Assim, primeiramente o carbono e o oxigênio compartilham dois pares de elétrons para que o oxigênio fique estável:




No entanto, o carbono permanece instável, pois ele ainda possui 6 elétrons e precisa de mais 2. Por isso, o oxigênio, que já está estável, compartilha um de seus pares de elétrons com o carbono, isto é, realiza uma ligação dativa com ele, tornando-o estável:




Veja que a ligação covalente coordenada pode ser representada por um traço, assim como a ligação covalente comum.
SO2 (Dióxido de enxofre):


Cada átomo de enxofre e de oxigênio possuem 6 elétrons em suas camadas de valências, assim, eles precisam receber 2 elétrons cada um. Inicialmente, o enxofre realiza duas ligações covalentes comuns, compartilhando dois pares de elétrons com um dos átomos de oxigênio, ficando ambos estáveis com 8 elétrons.


Mas, o outro átomo de oxigênio não está estável, por isso, o enxofre compartilha um par de seus elétrons com ele por meio de uma ligação covalente coordenada ou dativa:




Veja que nesse caso temos três átomos na molécula, podendo, então, haver a migração da ligação de um átomo para o outro. A molécula de dióxido de enxofre também pode ser representada assim: O ─ S ═ O.


Chamamos esse fenômeno da ligação de ressonância. Veja mais três exemplos no quadro abaixo:




As estruturas possíveis são chamadas de estruturas de ressonância ou formas canônicas.


Esse tipo de ligação ocorre também na formação de íons, como é o caso dos íons hidrônio (H3O+) e do amônio (NH4+).


Primeiramente, o cátion H+ se forma quando o hidrogênio perde seu único elétron, ficando com a carga positiva. Assim, ele precisará receber dois elétrons para ficar estável. Isso acontece por meio de uma ligação dativa com a água (no caso do íon hidrônio) e com a amônia (no caso do íon amônio). Observe:






Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química






Página Lucrativa







Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jasão e o Gigante Talos – Ep 13 – A Saga de Jasão e os Argonautas