Concurso Público de Provas para
provimento de cargos de Agente
Comunitário de Saúde e de Agente de Combate as Endemias
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Quanto à compreensão de textos
avaliação do texto sob os
seguintes aspectos: recuperação da intenção comunicativa, articulações coesivas, formas de citar o
discurso alheio (discurso direto e indireto), adequação da pontuação, ausência de contradições e
adequação à situação comunicativa e ao público-alvo.
2. Quanto ao conhecimento linguístico
INFORMÁTICA
3. Edição e editores de textos:
conceitos, janelas, menus, barras de ferramentas, comandos, configurações,formatação e modos de
visualização (Microsoft Office 2007 e posteriores).
4. Edição e editores de planilhas eletrônicas: conceitos, janelas, menus, barras de ferramentas, comandos, funções, configurações,
importação/exportação de dados, fórmulas e gráficos (Microsoft Office 2007 e posteriores).
5. Edição e editores de apresentações:
conceitos, menus, barras de ferramentas, edição de slides, formatação, modo de visualizaçãoe animação (Microsoft Office 2007 e posteriores).
6. Programas de navegação
(Microsoft Internet Explorer 10, Mozilla Firefox 20 e posteriores), e correio eletrônico (Microsoft Outlook 2007 e posteriores, Mozilla Thunderbird 17 e posteriores).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS –
AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS –
AGENTE DE SAÚDE
4. Competências profissionais e atividades do Agente Comunitário de Saúde na Estratégia Saúde da Família e/ou na atenção básica de
Saúde.
5. Conceitos de territorialização, microárea e área de abrangência; cadastramento familiar eterritorial.
6. Noções de epidemiologia edoenças de interesse epidemiológico no país: caracterização e medidas de
promoção, prevenção e cuidados na
atenção básica;
8. Conceitos e critérios dequalidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado,
satisfação do usuário e do
trabalhador, equidade, outros;
10. Condições de risco social:
violência, desemprego, infância desprotegida, processo migratórios, analfabetismo, ausência ouinsuficiência de infra-estrutura básica, outros;
16. Noções de ética e cidadania.
10 Indicadores de Vulnerabilidade e Risco Social nas Famílias
10 Indicadores de Vulnerabilidade e Risco Social nas Famílias
A identificação de diferentes situações de vulnerabilidade e risco social
devem levar em conta os recursos acumulados (ou sua ausência) por indivíduos,
famílias e comunidades em simultâneo às oportunidades acessíveis para
empregá-los. Assim, partindo da compreensão de que a vulnerabilidade social
decorre de fenômenos diversos, com causas e conseqüências distintas, obtém-se
uma visão mais abrangente das condições de vida e dos riscos sociais que atingem
os vários segmentos populacionais, bem como das possibilidades de sua superação
ou minimização.
Nessa perspectiva, é no confronto entre as
características individuais e familiares – ciclo de vida, tipo de arranjo
familiar, escolaridade, renda corrente, formas de inserção no mercado de
trabalho e condições de saúde – e suas possibilidades de desfrute dos bens e
serviços ofertados pelo Estado, sociedade e mercado que se definem suas
efetivas condições de vida e possibilidades de mobilidade social. Como afirmaram
Nussbaun e Sen (1998), “necessitamos saber não só do dinheiro que (as pessoas)
possuem ou de que carecem, mas também se são capazes de conduzir suas vidas”.
Ou seja, para se abordar o tema da qualidade de vida, faz-se necessário
incorporar à análise os outros elementos que permitem a um indivíduo viver com
dignidade e segurança.
* Ver Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (www.seade.gov.br/produtos/ipvs)
Dessa forma, foram elencados alguns dos principais indicadores a serem
analisados para se verificar o grau de vulnerabilidade e risco social de
famílias. Nesse contexto, é necessário verificar dados pertinentes à
constituição familiar, dinâmica das relações familiares, estrutura econômica,
nível de escolarização, aspectos de saúde da família, caracterização do
domicílio, antecedentes criminais de algum membro do grupo familiar, existência
de violência familiar, mendicância, prostituição, etc.
Infra-Estrutura e Serviços Urbanos
Principais Indicadores:
-
condição de propriedade da habitação na qual reside a
família;
-
edificação do imóvel no qual reside a família;
-
material predominante na edificação do imóvel;
-
sistema de abastecimento de água;
-
tratamento de água;
-
iluminação;
-
escoamento sanitário;
-
destino do lixo;
-
densidade domiciliar (número de moradores dividido pelo
número de cômodos do domicílio);
-
acesso ao domicílio.
Educação
Principais Indicadores:
-
nível de escolaridade do chefe de família abaixo de 4
anos;
-
atraso escolar;
-
crianças entre 7 e 18 anos que não frequentam a escola;
-
analfabetismo;
-
indivíduos entre 19 e 24 anos que não frequentam a
escola e não têm segundo grau completo.
Saúde
Principais Indicadores:
-
existência de deficientes;
-
gravidez precoce;
-
indivíduos dependentes de substâncias psico-ativas
(álcool e drogras);
-
individuos em atendimento especializado e/ ou
tratamento psiquiatra.
Renda e Mercado de Trabalho
Principais Indicadores:
-
rendimento familiar (renda per capita);
-
idoso sem rendimento;
-
taxa de dependência (nº de indivíduos entre 15 e 65
anos ocupados dividido pelo total de moradores do domicílio);
-
inserção ocupacional do chefe do domicílio (situação do
chefe de família no mercado de trabalho);
-
desemprego;
-
mulher chefe de família;
-
despesas com habitação;
-
despesas com alimentação;
-
despesas com medicamentos;
-
trabalho infanto-juvenil (domicílio no qual existem
indivíduos com menos de 16 anos que trabalham).
Composição Familiar
Principais Indicadores:
-
existência de crianças e adolescentes;
-
existência de idosos;
-
existência de adolescentes em conflito com a lei;
-
existência de indivíduos (membros da família) em
reclusão;
-
existência de situações de violência doméstica,
abandono, negligência e maus tratos.
Saúde
Principais Indicadores:
-
existência de deficientes;





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