ENEM 2013 - QUESTÃO 154 - Matemática e suas tecnologias



ENEM 2013  QUESTÃO 154

A Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força de atração entre duas massas. Ela é representada pela expressão: 

F = Gm1m2d2
onde m1 e m2 correspondem às massas dos corpos, d à distância entre eles, G à constante universal da gravitação e F à força que um corpo exerce sobre o outro. O esquema representa as trajetórias circulares de cinco satélites, de mesma massa, orbitando a Terra.
onde m1 e m2 correspondem às massas dos corpos, d à distância entre eles, G à constante universal da gravitação e F à força que um corpo exerce sobre o outro. O esquema representa as trajetórias circulares de cinco satélites, de mesma massa, orbitando a Terra.
Figura (Foto: Reprodução)(Foto: Reprodução)

Qual gráfico expressa as intensidades das forças que a Terra exerce sobre cada satélite em função do tempo?
  1. A
    Figura (Foto: Reprodução)
  2. B
    Figura (Foto: Reprodução)
  3. C
    Figura (Foto: Reprodução)
  4. D
    Figura (Foto: Reprodução)
  5. E
    Figura (Foto: Reprodução)

resolução

A força de atração entre duas massas depende dos valores das duas massas dos corpos em questão e da distância entre esses corpos. Como a força analisada é entre a Terra e cada satélite (todos com mesma massa), onde cada um descreve trajetórias circulares (portanto distância entre ele e a Terra não varia com o tempo), têm-se funções constantes para força de atração de cada satélite com a Terra em relação ao tempo. Quanto mais próximo o satélite da Terra (menor distância, d), maior a força de atração entre eles, visto na fórmula apresentada na questão que são grandezas inversamente proporcionais. 

RESPOSTA CORRETA:


B
Figura (Foto: Reprodução)

http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/154.html


http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/enem-2013-correcao-questao-154-matematica-758515.shtml







Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jasão e o Gigante Talos – Ep 13 – A Saga de Jasão e os Argonautas