A Importância da afetividade na EaD: uma perspectiva de Wallon

Artigo da 
http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3391

A Importância da afetividade na EaD: uma perspectiva de Wallon

Marcelly Reis Carvalho, Rosângela Lopes Lima

Resumo


Resumo: O presente trabalho teve por objetivo averiguar a importância da afetividade nos processos de aprendizagem que ocorrem na modalidade a distância. Para isto, foi feito um levantamento bibliográfico contendo informações sobre a educação a distância, o papel do professor mediante as novas demandas educacionais, a importância da criação de vínculo na aprendizagem via web e as contribuições de Henri Wallon sobre afetividade e cognição. Com este estudo, foi possível perceber a importância da criação de laços afetivos a fim de contribuir com a sensação de pertencimento dos alunos e sua consequente motivação para prosseguir com os estudos.
Palavras-chave: Educação a distância. Afetividade. Wallon

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, A. Uso (s) das novas tecnologias em um programa de formação de professores: possibilidades, controle e apropriações. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo: São Paulo, 2007.
BARBOZA, L. C. O diálogo professor-aluno em interações mediadas pela internet: contribuições para a gênese de um processo de tutoria dialógico. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química). São Paulo, USP, 2008.
BELLONI, M. L. Educação a distancia. Campinas - SP: Autores Associados, 1999.
BORGES, F. V. A.; SOUZA, E. R. Competências essenciais ao trabalho de tutoria: Estudo bibliográfico. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EAD/ ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EAD, 2012, São Carlos. Anais...São Carlos, São Paulo, 2012.
BORTOLOZZO, A. R. S.; BARROS, G. C.; MOURA, L. M. C. Quem é e o que faz o professor-tutor. IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 9 e 3, 2009, Anais...Paraná: PUC, 2009.
CARDOSO, A. R. C. Web 2.0 e Cibercultura: Perspectivas comunicacionais para a educação online. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estácio de Sá: Rio de Janeiro, 2011.
CUNHA, C. R.; SILVA, J. M. C. S.; BERCHT, M. Proposta de um Modelo de Atributos para o Aprimoramento da Comunicação Afetiva para Professores que atuam na Educação a Distância. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2008 Fortaleza. Anais eletrônicos...Fortaleza: 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2014.
DORJÓ, D. S. Relações Afetivas: reais possibilidades na educação a distância. Periódicos Letras – UFMG. Volume: 4, n. 2, 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 de novembro de 2012 apud POSSA, A. D.; COMIN, L. G. M.; OLIVEIRA, F. M. G. O tutor e os aspectos afetivos da aprendizagem em EAD. Simpósio EAD, IFSC: 2013.
AUTOR...Dicionário Aurélio. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2014.
FRANCO, R. V. M.; FAVERO, S. R. K. As categorias que definem a ocorrência de diálogo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. CINTED-UFRGS - Novas Tecnologias na Educação V. 5 Nº 1, jun. 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1996.
GIANNASI, M. J. et al. A prática pedagógica do tutor no ensino a distância: resultados preliminares. Virtual Educa. México, 2005.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JORDÃO, T. C. Formação de educadores: A formação do professor para a educação em um mundo digital. In: Salto para o Futuro: Tecnologias digitais na educação. Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância. Ano XIX, boletim 19, nov./dez. 2009.
LONGHI, M. T.; BEHAR, P.; BERCHT, M. A busca da dimensão afetiva em ambientes virtuais de aprendizagem. In: BEHAR, P. e colaboradores. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, p. 204-229, 2009.
LOPES, M. S. S. O professor diante das Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD. In: AUTOR. Formação Docente: diferentes percursos. Rio de Janeiro, 2007..
MARIANI, F. CARVALHO, A. L. A formação de professores na perspectiva da educação emancipadora de Paulo Freire. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PASICOPEDAGOGIA, 9, 3, 2009, Paraná. Anais...Paraná: PUCPR, 2009.
MELLO, E. F. F.; TEIXEIRA, A. C. A interação social descrita por Vygotsky e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias de rede. ANPED/SUL, 9, 2012 Anais… 2012.
MOORE, M. G. On a theory of independent study, Belmont, Ca. Wadsworth Publishing Company: 1996 In: SEWART, D.; KEEGAN, D.; HOLMBERG, B. (Ed.). Distance education: international perspectives, Londres: Croom Helm; New York: Routledge, 1983 apud OLIVEIRA, E. S.; SANTOS, L. Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”. Curitiba, v. 13, n. 38, p. 203-223, jan./abr. 2013.
OLIVEIRA, C. L. A. P. Afetividade, Aprendizagem e Tutoria Online. ANPED, 32, Maceió, 2009. Maceió: UFAL/2009.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
RAMOS, M. S. Qualidade da tutoria e a formação do Tutor: Os efeitos desses aspectos em cursos a distância. ESUD 2013, CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10, Belém/PA. Anais... Belém: UNIREDE, 2013
SANTO, I. M. C. E. Educação a distância: Um estudo de caso sobre afetividade. CONGRESSO ABED, 2008, Anais eletrônicos... instituição, 2008. P. inicial e final. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2014.
SANTOS, M. C. D. Afetividade, aprendizagem e avaliação: complementos da tecnologia na EaD virtual. Associação Educacional Dom Bosco, 2009.
SILVEIRA, R. D. Videoconferencia: a educação sem distância. Curitiba-PR: Universidade Eletrônica do Brasil, 2002.
SIMONETTO, K. C. C. Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos de pós-graduação. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Oeste Paulista, SP, 2013.
TAILLE, Y. de l.; OLIVEIRA, M. K. de; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
TECCHIO, E. L.; NUNES, T. S.; MORETTO, S. M.; DALMAU, M. B. L., MELO, P. S. Competências Fundamentais ao Tutor de ensino a Distância – Colabor@ - Revista Digital da CVA – Ricesu, Volume 6, Número 21, Outubro de 2009.
TRACTENBERG, L.; TRACTENBERG, R. Seis Competências Essenciais da docência online independente. CONGRESSO ABED, 2007, Anais eletrônicos... Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2014.
WALLON, Henry. Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil. Petrópolis, RJ; Vozes, 1995.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Avaliada pelo Qualis/Capes 2013 – Área de Avaliação: Ensino: B3, Educação: B4

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Titanomaquia: Guerra dos Titãs | MITOLOGIA GREGA