Acerca da sala de aula invertida, classifique as assertivas a seguir em F para falso e V para verdadeiro. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 





Iniciado emquinta-feira, 28 nov. 2024, 01:07
EstadoFinalizada
Concluída emquinta-feira, 28 nov. 2024, 01:19
Tempo empregado12 minutos 19 segundos
Avaliar80,00 de um máximo de 100,00

Questão 1

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Acerca da sala de aula invertida, classifique as assertivas a seguir em F para falso e V para verdadeiro. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É chamada de flipped classroom.
( ) Auxilia na promoção da autonomia dos estudantes.
( ) Enfatiza o docente como centro do processo metodológico.
( ) Contribui para transpor o estudante ao centro do processo ensino-aprendizagem.
( ) Metodologia que enfatiza o estudante como recebedor de verdades absolutas.
Questão 1
Escolha uma opção:
a.
V, V, F, V, V
b.
F, V, F, V, V
c.
V, V, F, V, F
d.
V, F, V, F, V
e.
V, V, V, V, F

Questão 2

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

O professor atuante no século XXI:
Questão 2
Escolha uma opção:
a.
valoriza a formação tradicional junto aos estudantes nativos digitais.
b.
demonstra a irrelevância do ensino híbrido para a formação dos estudantes nativos digitais.
c.
ressalta a ineficiência da metodologia ativa como recurso para a formação integral dos estudantes.
d.
evidencia a aula expositiva em diferentes componentes curriculares como metodologia inovadora.
e.
assume diversas frentes no que tange à educação dos estudantes, distanciando-se de um sujeito transmissor de saberes.

Questão 3

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Acerca da concepção de interdisciplinaridade, é correto afirmar que:
Questão 3
Escolha uma opção:
a.
é a junção de diferentes áreas do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
b.
é a exclusão de componentes curriculares específicos.
c.
é a alteração dos componentes curriculares de base.
d.
é a possibilidade de associar distúrbios de aprendizagem.
e.
é a segregação das disciplinas escolares.

Questão 4

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

A gamificação apresenta benefícios quando voltada ao processo educativo. Assim, é correto afirmar que:
Questão 4
Escolha uma opção:
a.
interação social, engajamento e curiosidade são benefícios da gamificação na aprendizagem.
b.
desrespeitar as regras e a aprendizagem colaborativa é exemplo de benefícios promovidos pela gamificação.
c.
aprendizagem individual é considerada o maior benefício da gamificação na educação.
d.
o trabalho coletivo e a ausência de engajamento formam os benefícios da gamificação na escola.
e.
a gamificação apresenta somente o diálogo como benefício educativo.

Questão 5

Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00

Texto da questão

A aprendizagem por projetos (PBL) é uma metodologia ativa que permite o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes contemporâneos. Com base nisso, classifique as assertivas a seguir em F para falso e V para verdadeiro. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A interdisciplinaridade não pode ser aplicada na aprendizagem por PBL.
( ) Estudos de caso não são aplicados na metodologia PBL.
( ) A PBL permite discussões em ambientes reais e virtuais.
( ) A constituição do projeto é um incentivador aos estudantes.
( ) A PBL possibilita a construção gradativa do senso crítico e criativo.
Escolha uma opção:
a.
F, F, V, V, V (CORRETA)
b.
F, V, F, V, V
c.
F, V, F, V, F
d.
F, V, V, V, F
e.
V, F, V, F, V
(ERRADA)




Vamos analisar cada uma das assertivas sobre a aprendizagem por projetos (PBL):

1. *A interdisciplinaridade não pode ser aplicada na aprendizagem por PBL.* - *Falso (F).* A PBL é, na verdade, uma metodologia que favorece a interdisciplinaridade, permitindo que os alunos integrem diferentes áreas do conhecimento em seus projetos.

2. *Estudos de caso não são aplicados na metodologia PBL.* - *Falso (F).* Estudos de caso são frequentemente utilizados na PBL como uma forma de contextualizar problemas e promover discussões significativas.

3. *A PBL permite discussões em ambientes reais e virtuais.* - *Verdadeiro (V).* A metodologia PBL pode ser aplicada tanto em ambientes físicos quanto em plataformas online, facilitando o aprendizado colaborativo.

4. *A constituição do projeto é um incentivador aos estudantes.* - *Verdadeiro (V).* A construção do projeto realmente engaja os alunos, incentivando sua participação ativa e interesse no aprendizado.

5. *A PBL possibilita a construção gradativa do senso crítico e criativo.* - *Verdadeiro (V).* A metodologia promove a reflexão crítica e a criatividade dos alunos ao longo do desenvolvimento dos projetos.

Agora, organizando as respostas:

1. F
2. F
3. V
4. V
5. V

Assim, a sequência correta é: *F, F, V, V, V, que corresponde à alternativa **a*.




Questão 5

Questão 6

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

São características da aprendizagem maker:
Questão 6
Escolha uma opção:
a.
Ausência de pensamento crítico e testagem de hipóteses.
b.
Ausência da construção de objetivos e transferência de saberes recebidos.
c.
Testagem de hipóteses e construção de objetos e resoluções.
d.
Absorção de respostas prontas e acabadas e ausência de autonomia.
e.
Recebimento de resoluções prontas e suas transferências.

Questão 7

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

São elementos articulados à gamificação:

1. Mecânica
2. Dinâmica
3. Ausência de pensamento crítico
4. Estética

É correto o que se afirma em:
Questão 7
Escolha uma opção:
a.
1, 2 e 3
b.
1, 3 e 4
c.
1, 2 e 4
d.
1 e 4
e.
3 e 4

Questão 8

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

A relação existente entre o ensino híbrido e a formação de professores é um(a):
Questão 8
Escolha uma opção:
a.
ação que visa enfatizar a necessidade do estudante em compreender a escola digital.
b.
relação que desconstrói o professor do século XXI e demonstra tão somente a relevância da formação inicial.
c.
movimento desfavorável, pois não busca construir novos saberes, mas enfatizar as metodologias tradicionais existentes.
d.
relação construída pela necessidade de compreender como os nativos digitais aprendem, além do conhecimento acerca da aplicabilidade das metodologias ativas.
e.
movimento que salienta a irrelevância do professor no processo ensino-aprendizagem do estudante nativo digital.

Questão 9

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Acerca das especificidades da aprendizagem por projetos (PBL), analise as alternativas e assinale a que corretamente indica suas três características.
Questão 9
Escolha uma opção:
a.
Atividades tão somente individuais; professor é o centro do processo; avaliação em pares.
b.
Estudante é o centro do processo; ausência de autonomia; professor transmissor.
c.
Problemática construída pelo estudante; professor é o centro do processo; valorização do pensamento crítico.
d.
Autoavaliação; estudante é o centro do processo; ausência de autonomia e pensamento crítico.
e.
O professor é o mediador; as atividades podem ser individuais ou coletivas; valoriza a autonomia.

Questão 10

Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00

Texto da questão

Sobre o ensino híbrido e a proposta do Instituto Clayton Christensen, considere as afirmações a seguir.

1. A sala de aula invertida não se classifica como movimento híbrido de ensino.
2. A aprendizagem por rotação individual se caracteriza como um modelo disruptivo.
3. O modelo rotação por estações é uma possibilidade sustentado no formato híbrido de ensino.
4. A proposta flex é um modelo disruptivo de ensino híbrido.

É correto o que se afirma em: (d)
Questão 10
Escolha uma opção:

a.
1 e 4
b.
3 e 1
c.
3 e 2
(ERRADA)
d.
3 e 4
e.
2 e 4

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