Avaliação - Necessidades Nutricionais da Criança

 

Iniciado emWednesday, 26 Feb 2025, 15:51
EstadoFinalizada
Concluída emWednesday, 26 Feb 2025, 16:06
Tempo empregado14 minutos 54 segundos
Avaliar8,00 de um máximo de 10,00(80%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

O crescimento da criança é um processo dinâmico e contínuo que inicia no seu nascimento e deve ser acompanhado por toda a infância. Para se atingir todo o potencial de crescimento, vários fatores estão envolvidos nesse processo.

Nesse sentido, considera-se determinante biológico do crescimento:


a.

escolaridade dos pais.

b.

condições socioeconômicas.

c.

Renda per capita.

d.

moradia.

e.

fator genético.

Considera-se determinante biológico para crescimento o fator genético e são chamadas de determinantes sociais a moradia, a renda per capita, a escolaridade dos pais e as condições socioeconômicas, pois estão relacionadas com questões sociais.

Feedback

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

No Brasil, existem acentuadas desigualdades sociocultural,
econômica e de urbanização entre as regiões geográficas que impactam o estilo de vida dos jovens e justificam a obesidade
infantil como uma doença multicausal.

Assinale a alternativa que indica condições que estão
​​​​​​​corretamente relacionadas à obesidade infantil.


a.

As tecnologias eletrônica e virtual evoluíram muito e trouxeram repercussões no aumento de horas gastas frente às telas. Com isso, crianças e adolescentes pesquisam mais sobre o controle da obesidade, refletindo na menor incidência da obesidade infantil no Brasil.


b.

A vigilância de pais, no que tange à alimentação de seus filhos, fornecendo somente verduras e proteínas, extinguindo a obesidade infantil como um problema de saúde pública no Brasil.

c.

A prática esportiva é muito recomendada para crianças e adolescentes. Ela deve acontecer todos os dias da semana, sendo que outras atividades recreativas devem ser evitadas por ter menor gasto energético.

d.

Os fatores genéticos determinam a suscetibilidade do jovem para o excesso de peso e obesidade. No entanto, a genética está condicionada pela exposição a determinados fatores ambientais, que atuam como fatores de risco.

A obesidade resulta de um conjunto de condições que incluem fatores orgânicos, físicos, comportamentais, sociais e genéticos. Um exemplo de fator genético se trata dos filhos de pais obesos.

Uma vez que a obesidade tem origem multicausal, lançar sobre os pais a responsabilidade da vigilância da alimentação saudável como exclusiva medida de combate à obesidade é um grande equívoco, assim como não se deve considerar a atividade física como única solução para retirar a obesidade do ranking de doenças crônicas e problemas de saúde pública: é necessário equilibrar o consumo alimentar com gasto energético por meio da realização de atividades físicas.

Atualmente, o comportamento passivo de crianças e adolescentes em frente às telas eletrônicas tem contribuído para o sedentarismo e aumento do número desses indivíduos com sobrepeso e obesos. Contudo, o incentivo à prática de exercícios físicos precisa ser reforçado, mas cada criança ou adolescente deve ser previamente avaliado visando adequar o treinamento à fase de desenvolvimento em que a pessoa se encontra.

e.

A prática de exercícios físicos é a única alternativa eficaz na prevenção da obesidade em adolescentes, pois são indivíduos em fase de desenvolvimento e com muitas alternativas de brincadeiras gratuitas, que podem ser praticadas por todas as classes sociais.

Feedback

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A desidratação na criança pode ser classificada de acordo com a perda de líquidos em relação ao peso corporal, sendo classificada em desidratação leve, moderada ou grave. Dependendo da extensão da perda de líquidos, a criança apresentará manifestações clínicas específicas. Assinale a alternativa que apresenta três manifestações clínicas de desidratação grave.

a.

Oligúria, lágrimas diminuídas e mucosas secas.

b.

Hipertensão, letargia e mucosas ressecadas.

c.

Hiperpneia, sede aumentada e mucosas secas.

d.

Taquicardia, lágrimas diminuídas e sede aumentada.

e.

Hipotensão, ausência de lágrimas e ausência de sede (dificuldade para beber).

As três manifestações clínicas de desidratação grave presentes na mesma alternativa são: hipotensão, ausência de lágrimas e ausência de sede (dificuldade para beber). Outras manifestações de desidratação grave são: taquicardia, letargia, mucosas ressecadas e hiperpneia. As demais manifestações (lágrimas diminuídas, sede aumentada, oligúria e mucosas secas) são de desidratação moderada. A hipertensão não é uma manifestação clínica de desidratação.

Feedback

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A diarreia ocorre quando a criança apresenta episódios frequentes de evacuações com fezes líquidas, causando o aumento da perda de água e eletrólitos. De acordo com o período de permanência dos sintomas, a diarreia pode ser classificada em aguda e persistente. Assinale a alternativa correta sobre a classificação da diarreia.

a.

A diarreia aguda apresenta início abrupto e geralmente é autolimitada, ou seja, a condição é resolvida em até 14 dias.

A diarreia aguda apresenta início abrupto e geralmente é autolimitada, ou seja, a condição é resolvida em até 14 dias. A diarreia persistente, por sua vez, ocorre quando a criança apresenta diarreia por período maior que 14 dias. Ela pode ser causada por um prolongamento do quadro clínico da diarreia aguda que não foi tratada adequadamente ou estar associada a disfunções crônicas do trato gastrintestinal.

b.

A diarreia persistente ocorre por um prolongamento do quadro de diarreia aguda e ocorre quando o quadro se estende por mais de 48 horas.

c.

A diarreia aguda apresenta início abrupto e geralmente é autolimitada, ou seja, a condição é resolvida em até 24 horas.

d.
A diarreia aguda apresenta início abrupto e geralmente é autolimitada, ou seja, a condição é resolvida em até 7 dias.
e.

A diarreia persistente ocorre por um prolongamento do quadro de diarreia aguda e ocorre quando o quadro se estende por mais de 8 dias. 

Feedback

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As práticas educativas em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros sobre obesidade em crianças e adolescentes se configuram como excelentes estratégias em qualquer contexto.

Assinale a alternativa que melhor expressa a combinação de espaços 
​​​​​​​e orientações em saúde sobre o tema da obesidade infantil.



a.

Nos ambientes religiosos, o enfermeiro tem autoridade para interromper a programação e alarmar todos sobre a obesidade infantil, comunicar que se trata de um problema de saúde pública com complicações graves que podem causar a morte e que a sociedade tem o papel de cuidar e proteger os jovens.

b.

Nas redes sociais virtuais dos adolescentes, o enfermeiro tem a permissão para comentar fotos e vídeos que contextualizam um momento de refeição, orientá-los sobre benefícios da alimentação saudável e citar os elementos da imagem que devem ser evitados, configurando essa atitude como promotora da saúde.

c.

Nas escolas, os programas educativos em saúde têm maior aceitação. Por isso, o enfermeiro se insere nesse espaço e estabelece regras para as merendeiras quanto à seleção, ao preparo e ao fornecimento das refeições, colocando-as como as únicas responsáveis pela nutrição dos estudantes e saúde alimentar.

d.

Durante as festas infantis, o enfermeiro tem a oportunidade de falar para os convidados sobre o consumo de doces e refrigerantes como alimentos prejudiciais à saúde das crianças e dos adolescentes, e determinar a quantidade adequada de nutrientes para cada pessoa presente no ambiente festivo.

e.

Na UBS, o enfermeiro responsável pelo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança observa os parâmetros e fala aos pais/responsáveis e à criança sobre o brincar e seus benefícios para a saúde, e parabeniza a família quando os índices estão adequados.

Quando planejados e organizados, todos os espaços são oportunos para as práticas educativas em saúde, sejam eles religiosos, de recreação, escolares e até mesmo as mídias sociais virtuais, onde muitos profissionais da saúde têm se inserido e divulgado conteúdos como prática educativa.

No entanto, o enfermeiro não tem autoridade de interromper eventos religiosos para abordar o assunto pertinente à área da saúde, pois a Constituição assegura o livre exercício dos cultos religiosos. Em relação às festas infantis e aos espaços escolares, a interrupção da programação seria considerada antiprofissional e deselegante.

De acordo com o artigo 69 do Capítulo III – Das proibições, presente no anexo da Resolução Cofen nº 564/2017, o enfermeiro é proibido de “Utilizar o poder que lhe confere a posição ou [o] cargo, para impor ou induzir ordens, opiniões, ideologias políticas ou qualquer tipo de conceito [...]” (COFEN, 2017, on-line). Ainda nesse mesmo capítulo, em seu artigo 86, parágrafo único, é proibido “Fazer referência a casos, situações ou fatos, e inserir imagens que possam identificar pessoas ou instituições sem prévia autorização, em qualquer meio de comunicação” (COFEN, 2017, on-line). Portanto, o enfermeiro não deve comentar qualquer publicação nas redes sociais virtuais.

É durante a consulta de enfermagem, atividade exclusiva desse profissional, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS), que o enfermeiro responsável pelo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança realiza um atendimento personalizado: por meio do exame físico observa os parâmetros da criança ou do adolescente para orientar os pais/responsáveis e o paciente sobre a importância das atividades físicas na prevenção da obesidade e parabeniza a família quando os índices estão adequados.

Feedback

Questão 6

Não respondido
Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

A criança recém-nascida precisa receber o aleitamento materno, pois este traz muitos benefícios à criança, como diminuir o risco de doenças, evitar a desnutrição, entre outros. No entanto, em algumas situações, a mãe é impedida de amamentar o seu filho em função do risco à saúde dele. Assinale a alternativa correta em relação às situações em que o aleitamento materno NÃO deve ser oferecido

a.

Mãe com hanseníase em início de tratamento.

b.

Mãe com diabetes mellitus e rinite alérgica.

c.

Mãe com hipertensão arterial e obesidade.

d.

Mãe com hipertireoidismo e nódulo na tireoide.

e.

Mãe com HIV e uso de drogas ilícitas.

Feedback

Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

O aleitamento materno traz benefícios tanto para a criança quanto para a mãe. Para a criança, amplia as chances de sobrevivência e melhora as condições de saúde e desenvolvimento, protegendo de infecções e diarréia e reduzindo o risco de obesidade infantil e diabetes. Quanto ao aleitamento materno, a OMS recomenda:

a.

aleitamento materno complementado até os seis meses de vida.

b.

aleitamento misto ou parcial até os seis meses de vida.

c.

a​​​​​​leitamento misto ou parcial até os dois anos de vida.

d.

aleitamento materno exclusivo até os doze meses de vida.


e.

aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e complementado até os dois anos ou mais.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de vida e complementado até os dois anos de vida ou mais, sendo que a alimentação complementar deve ser introduzida a partir dos seis meses. Aleitamento materno misto ou parcial é quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

Feedback

Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Quando a criança entra para a segunda infância, também chamada de período pré-escolar, que vai dos 2 aos 6 anos exclusive, ela passa por grande desenvolvimento das habilidades já adquiridas anteriormente.

É uma característica dessa fase:


a.

Percepção de outras pessoas no relacionamento, além da mãe, como pai e irmãos.


b.

Desaparecimento do reflexo tônico cervical.

c.

Início da organização das excreções e da organização do sono.

d.

Aprimoramento de responsabilidades com devolutiva de informações escolares.

e.

Importante desenvolvimento da linguagem, comunicação, locomoção e manipulação de objetos.

O período pré-escolar, que vai dos 2 aos 6 anos exclusive, é marcado por intenso desenvolvimento de habilidades, entre elas o desenvolvimento e o aprimoramento da linguagem e comunicação, da locomoção e o aprimoramento na manipulação de objetos. As demais habilidades são caracterizadas por outras fases do desenvolvimento da criança.

Feedback

Questão 9

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

A abordagem nutricional da criança requer o conhecimento das transformações biopsicossociais que ela apresenta, a fim de oferecer condições ambientais favoráveis ao seu crescimento e desenvolvimento. Sobre as características das crianças, assinale a alternativa correta.

a.
Na fase escolar, a criança pode apresentar inapetência, que, se não tratada, pode gerar transtornos alimentares no futuro.​​​​​
b.

Pelo aumento da atividade física, o escolar pode apresentar um fenômeno chamado depleção energética, com perda intensa de peso, que pode levar à desnutrição com mais facilidade.​​​​

c.

Na fase pré-escolar, as crianças continuam apresentando velocidade aumentada e constante de crescimento.​​​​

Na fase pré-escolar, ocorre a maturação óssea e do sistema imunológico. As crianças, nessa faixa-etária, apresentam velocidade diminuída e constante de crescimento; devido a isso, a criança pode apresentar inapetência tanto comportamental quanto orgânica. Acontece, nessa fase, a independência das funções motoras e o interesse em atividades físicas; além disso, mostram-se aptas à prática de esportes competitivos. Os escolares podem apresentar o fenômeno de repleção energética, em que a velocidade de ganho de peso é maior, depositando energia para ser usada na fase de intenso crescimento pubertário.

d.

Nessa fase, há a independência das funções motoras e mais interesse em atividades físicas; ainda, mostram-se aptas à prática de esportes competitivos. 


e.

Na fase pré-escolar, ocorre a maturação óssea, porém o sistema imunológico continua imaturo em decorrência da diminuição da acidez intestinal e do aumento da colonização bacteriana.​​​

Feedback

Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A terapia nutricional enteral por meio de sonda é indicada para pacientes sem condições de se alimentar pela via oral que estejam com trato digestório íntegro e funcionante.

Sobre as indicações dessa terapia, assinale a alternativa correta.


a.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com anorexia nervosa e perda ponderal excessiva. 


Principais indicações das terapia nutricional enteral: anomalias congênitas (fissura do palato, atresia do esôfago, fístula traqueoesofágica); anorexia nervosa ou perda ponderal excessiva; câncer associado à quimioterapia, à radioterapia e à cirurgia; diarreia crônica não específica; distúrbio da sucção/deglutição investigados ou diagnosticados; ingestão alimentar via oral inferior a 60% das necessidades nutricionais em pacientes subnutridos (início em cinco a sete dias da admissão) ou hígidos (início em sete a nove dias da admissão); insuficiência respiratória que impossibilite a alimentação via oral; necessidade de suporte ventilatório invasivo ou não invasivo; pacientes com necessidades energéticas aumentadas (doença cardíaca congênita, fibrose cística agudizada, pré ou pós-operatório, queimaduras moderadas e graves, sepse, trauma); pacientes portadores de enterostomias (gastrostomia, jejunostomia, ileostomia); síndrome do intestino curto.

b.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com síndrome do intestino curto ou diarreia.​​​​​​​

c.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com fístula intestinal e queimaduras graves.​​​​​​​

d.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com íleo paralítico distal e insuficiência respiratória.

e.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com doença terminal ou morte iminente.​​​​​​

Feedback





Iniciado emWednesday, 26 Feb 2025, 15:03
EstadoFinalizada
Concluída emWednesday, 26 Feb 2025, 15:19
Tempo empregado16 minutos 24 segundos
Avaliar8,00 de um máximo de 10,00(80%)

Questão 1

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

Em determinada fase do crescimento e do desenvolvimento, as respostas aos estímulos evoluem de reflexos generalizados para as ações voluntárias, definidas pelo córtex, que são os reflexos corticais. Sendo assim, a pessoa passa de ações involuntárias, tais como gritar e agitar os braços, para movimentos voluntários.

Que fase é essa?


a.

Fase escolar.

b.

Fase de recém-nascido. (correta)

c.

Fase lactente.

A fase da criança que inicia no nascimento e vai até 28 dias de vida é a fase de recém-nascido. Nesta fase, as respostas aos estímulos evoluem de reflexos generalizados para as ações voluntárias definidas pelo córtex, que são os reflexos corticais. Sendo assim, a criança passa de ações involuntárias, tais como gritar e agitar os braços, para movimentos voluntários. Nas demais fases, a criança manifesta outras reações aos estímulos.

d.

Fase pré-escolar.

e.

Fase adolescente.

Feedback

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

O aleitamento materno traz benefícios tanto para a criança quanto para a mãe. Para a criança, amplia as chances de sobrevivência e melhora as condições de saúde e desenvolvimento, protegendo de infecções e diarréia e reduzindo o risco de obesidade infantil e diabetes. Quanto ao aleitamento materno, a OMS recomenda:

a.

aleitamento misto ou parcial até os seis meses de vida.

b.

aleitamento materno exclusivo até os doze meses de vida.


c.

aleitamento materno complementado até os seis meses de vida.

d.

aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e complementado até os dois anos ou mais.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de vida e complementado até os dois anos de vida ou mais, sendo que a alimentação complementar deve ser introduzida a partir dos seis meses. Aleitamento materno misto ou parcial é quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

e.

a​​​​​​leitamento misto ou parcial até os dois anos de vida.

Feedback

Questão 3

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

A terapia nutricional enteral por meio de sonda é indicada para pacientes sem condições de se alimentar pela via oral que estejam com trato digestório íntegro e funcionante.

Sobre as indicações dessa terapia, assinale a alternativa correta.


a.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com síndrome do intestino curto ou diarreia.​​​​​​​

b.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com anorexia nervosa e perda ponderal excessiva. 


c.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com doença terminal ou morte iminente.​​​​​​

d.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com íleo paralítico distal e insuficiência respiratória.

e.

A terapia nutricional enteral é indicada para pacientes com fístula intestinal e queimaduras graves.​​​​​​​

Principais indicações das terapia nutricional enteral: anomalias congênitas (fissura do palato, atresia do esôfago, fístula traqueoesofágica); anorexia nervosa ou perda ponderal excessiva; câncer associado à quimioterapia, à radioterapia e à cirurgia; diarreia crônica não específica; distúrbio da sucção/deglutição investigados ou diagnosticados; ingestão alimentar via oral inferior a 60% das necessidades nutricionais em pacientes subnutridos (início em cinco a sete dias da admissão) ou hígidos (início em sete a nove dias da admissão); insuficiência respiratória que impossibilite a alimentação via oral; necessidade de suporte ventilatório invasivo ou não invasivo; pacientes com necessidades energéticas aumentadas (doença cardíaca congênita, fibrose cística agudizada, pré ou pós-operatório, queimaduras moderadas e graves, sepse, trauma); pacientes portadores de enterostomias (gastrostomia, jejunostomia, ileostomia); síndrome do intestino curto.

Feedback

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As fórmulas de nutrição enteral estão disponíveis em: sistema aberto, quando são utilizadas fórmulas industrializadas que requerem manipulação prévia à sua utilização, ou em sistema fechado, quando são utilizadas fórmulas industrializadas líquidas e prontas para uso que apenas requerem a conexão ao equipo de administração.

Sobre as características desses sistemas, assinale a alternativa correta.​​​​​​


a.

No sistema fechado, as fórmulas estão acondicionadas em recipientes fechados e necessitam apenas ser conectadas ao equipo. 

No sistema aberto, as fórmulas industrializadas estão disponíveis em forma de pó ou líquido, que devem ser reconstituídos, misturados, envasados em frascos, para que se atinjam as composições desejadas. Nesse sistema, as fórmulas devem ser manipuladas em uma área restrita e específica, devendo ser preparadas seguindo as boas práticas de manipulação para evitar contaminação microbiológica. Suas vantagens são: permitem individualização da fórmula, fornecendo nutrientes adequados a cada paciente; menor manipulação que as dietas caseiras — portanto, têm maior controle microbiológico; armazenamento facilitado devido ao pequeno volume; é possível diluí-las ou concentrá-las, conforme a necessidade. Algumas de suas desvantagens são: exigem maior tempo de preparo do que a nutrição em sistema fechado e, consequentemente, têm menor estabilidade microbiológica; podem apresentar problemas com a viscosidade, dependendo da reconstituição feita pelo manipulador.



No sistema fechado, temos as dietas líquidas, industrializadas, estéreis, acondicionadas em recipientes hermeticamente fechados e apropriados para conexão ao equipo de administração. Não necessitam de manipulação, tampouco de área de preparo, porém necessitam de área para armazenamento. Suas vantagens são: não precisam ser manipuladas, tampouco necessitam de área de preparo, e são estéreis. Algumas de suas desvantagens são: não permitem individualização da fórmula, exceto se houver violação do sistema; possíveis perdas de dieta pronta, caso haja alteração significativa na prescrição e a dieta já esteja sendo administrada; necessitam de uso de equipos próprios.

b.

No sistema fechado, uma das vantagens é a individualização da fórmula, que fornece nutrientes adequados a cada paciente.

c.

No sistema aberto, há muito risco de contaminação microbiológica e é necessária a utilização de equipos próprios.​​​​​​​

d.

No sistema aberto, as fórmulas artesanais estão disponíveis em forma de pó ou líquido e devem ser reconstituídas e envasadas.​​​​​​​

e.

No sistema fechado, podem ocorrer problemas com a viscosidade, dependendo da reconstituição feita pelo manipulador.​​​​​​

Feedback

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

O crescimento da criança é um processo dinâmico e contínuo que inicia no seu nascimento e deve ser acompanhado por toda a infância. Para se atingir todo o potencial de crescimento, vários fatores estão envolvidos nesse processo.

Nesse sentido, considera-se determinante biológico do crescimento:


a.

escolaridade dos pais.

b.

fator genético.

Considera-se determinante biológico para crescimento o fator genético e são chamadas de determinantes sociais a moradia, a renda per capita, a escolaridade dos pais e as condições socioeconômicas, pois estão relacionadas com questões sociais.

c.

Renda per capita.

d.

condições socioeconômicas.

e.

moradia.

Feedback

Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies na alimentação das crianças de até dois anos de idade está comprovada por diversos estudos científicos. Quanto ao aleitamento materno, os estudos realizados apontam que:

a.

mulheres que amamentam têm maior prevalência de câncer de mama e ovário.

b.

a amamentação prejudica a conformação do palato duro, que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e boa oclusão dentária.

c.

a amamentação apresenta efeito a longo prazo, ou seja, previne doenças como hipertensão arterial, diabetes e obesidade na vida adulta.

O aleitamento materno contribui para a saúde da mulher, protegendo contra o câncer de mama e de ovário e contra diabetes tipo 2,  também ampliando o espaçamento entre as gestações. Para a criança, o leite materno traz benefícios como a diminuição da morbimortalidade infantil, do risco de alergias e doenças como hipertensão, obesidade e diabetes, além de ter um efeito positivo no desenvolvimento cognitivo. A amamentação também é um fator importante para o desenvolvimento adequado da cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro. Se iniciada na primeira hora de vida, a amamentação é um importante fator de proteção contra mortes neonatais.

d.

o aleitamento materno na primeira hora de vida da criança é um fator de risco para morte neonatal.

e.

o leite da mãe traz benefícios futuros para a criança, como maior inteligência, mas a propensão de diabetes e obesidade é maior.

Feedback

Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As doenças diarreicas são um grupo de doenças que afetam o trato gastrintestinal e que têm em comum a manifestação clínica, a diarreia. Para determinar se a criança está com diarreia, além de evacuações líquidas, existem outros critérios. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de diarreia. 

a.

A diarreia se caracteriza pela evacuação de fezes líquidas, com 3 ou mais episódios durante 24 horas.

A diarreia se caracteriza pelo aumento do número de evacuações com fezes não formadas, ou seja, fezes líquidas. Para que a afecção seja caracterizada como diarreia, o número de evacuações com fezes líquidas deve ser igual a 3 vezes ou mais em 24 horas. O número de evacuações líquidas por dia define a ocorrência de diarreia, enquanto o tempo de permanência dos episódios define se a diarreia é aguda (até 14 dias) ou persistente (mais que 14 dias).

b.

A diarreia se caracteriza pela evacuação de fezes líquidas, com 2 ou mais episódios durante 24 horas.

c.

A diarreia se caracteriza pela evacuação de fezes líquidas, com 1 ou mais episódios durante 24 horas.

d.

A diarreia se caracteriza pela evacuação de fezes líquidas, com 1 ou mais episódios durante 14 dias.

e.

A diarreia se caracteriza pela evacuação de fezes líquidas, com 3 ou mais episódios durante 1 semana.

Feedback

Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A desidratação na criança pode ser classificada de acordo com a perda de líquidos em relação ao peso corporal, sendo classificada em desidratação leve, moderada ou grave. Dependendo da extensão da perda de líquidos, a criança apresentará manifestações clínicas específicas. Assinale a alternativa que apresenta três manifestações clínicas de desidratação grave.

a.

Taquicardia, lágrimas diminuídas e sede aumentada.

b.

Hipertensão, letargia e mucosas ressecadas.

c.

Hipotensão, ausência de lágrimas e ausência de sede (dificuldade para beber).

As três manifestações clínicas de desidratação grave presentes na mesma alternativa são: hipotensão, ausência de lágrimas e ausência de sede (dificuldade para beber). Outras manifestações de desidratação grave são: taquicardia, letargia, mucosas ressecadas e hiperpneia. As demais manifestações (lágrimas diminuídas, sede aumentada, oligúria e mucosas secas) são de desidratação moderada. A hipertensão não é uma manifestação clínica de desidratação.

d.

Hiperpneia, sede aumentada e mucosas secas.

e.

Oligúria, lágrimas diminuídas e mucosas secas.

Feedback

Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As práticas educativas em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros sobre obesidade em crianças e adolescentes se configuram como excelentes estratégias em qualquer contexto.

Assinale a alternativa que melhor expressa a combinação de espaços 
​​​​​​​e orientações em saúde sobre o tema da obesidade infantil.



a.

Nas redes sociais virtuais dos adolescentes, o enfermeiro tem a permissão para comentar fotos e vídeos que contextualizam um momento de refeição, orientá-los sobre benefícios da alimentação saudável e citar os elementos da imagem que devem ser evitados, configurando essa atitude como promotora da saúde.

b.

Na UBS, o enfermeiro responsável pelo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança observa os parâmetros e fala aos pais/responsáveis e à criança sobre o brincar e seus benefícios para a saúde, e parabeniza a família quando os índices estão adequados.

Quando planejados e organizados, todos os espaços são oportunos para as práticas educativas em saúde, sejam eles religiosos, de recreação, escolares e até mesmo as mídias sociais virtuais, onde muitos profissionais da saúde têm se inserido e divulgado conteúdos como prática educativa.

No entanto, o enfermeiro não tem autoridade de interromper eventos religiosos para abordar o assunto pertinente à área da saúde, pois a Constituição assegura o livre exercício dos cultos religiosos. Em relação às festas infantis e aos espaços escolares, a interrupção da programação seria considerada antiprofissional e deselegante.

De acordo com o artigo 69 do Capítulo III – Das proibições, presente no anexo da Resolução Cofen nº 564/2017, o enfermeiro é proibido de “Utilizar o poder que lhe confere a posição ou [o] cargo, para impor ou induzir ordens, opiniões, ideologias políticas ou qualquer tipo de conceito [...]” (COFEN, 2017, on-line). Ainda nesse mesmo capítulo, em seu artigo 86, parágrafo único, é proibido “Fazer referência a casos, situações ou fatos, e inserir imagens que possam identificar pessoas ou instituições sem prévia autorização, em qualquer meio de comunicação” (COFEN, 2017, on-line). Portanto, o enfermeiro não deve comentar qualquer publicação nas redes sociais virtuais.

É durante a consulta de enfermagem, atividade exclusiva desse profissional, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS), que o enfermeiro responsável pelo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança realiza um atendimento personalizado: por meio do exame físico observa os parâmetros da criança ou do adolescente para orientar os pais/responsáveis e o paciente sobre a importância das atividades físicas na prevenção da obesidade e parabeniza a família quando os índices estão adequados.

c.

Nos ambientes religiosos, o enfermeiro tem autoridade para interromper a programação e alarmar todos sobre a obesidade infantil, comunicar que se trata de um problema de saúde pública com complicações graves que podem causar a morte e que a sociedade tem o papel de cuidar e proteger os jovens.

d.

Nas escolas, os programas educativos em saúde têm maior aceitação. Por isso, o enfermeiro se insere nesse espaço e estabelece regras para as merendeiras quanto à seleção, ao preparo e ao fornecimento das refeições, colocando-as como as únicas responsáveis pela nutrição dos estudantes e saúde alimentar.

e.

Durante as festas infantis, o enfermeiro tem a oportunidade de falar para os convidados sobre o consumo de doces e refrigerantes como alimentos prejudiciais à saúde das crianças e dos adolescentes, e determinar a quantidade adequada de nutrientes para cada pessoa presente no ambiente festivo.

Feedback

Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A criança recém-nascida precisa receber o aleitamento materno, pois este traz muitos benefícios à criança, como diminuir o risco de doenças, evitar a desnutrição, entre outros. No entanto, em algumas situações, a mãe é impedida de amamentar o seu filho em função do risco à saúde dele. Assinale a alternativa correta em relação às situações em que o aleitamento materno NÃO deve ser oferecido

a.

Mãe com hipertireoidismo e nódulo na tireoide.

b.

Mãe com hanseníase em início de tratamento.

c.

Mãe com hipertensão arterial e obesidade.

d.

Mãe com diabetes mellitus e rinite alérgica.

e.

Mãe com HIV e uso de drogas ilícitas.

Mães infectadas com HIV ou que fazem uso de drogas ilícitas, como cocaína, heroína, entre outras, devem ter o aleitamento suspenso, pois essas são transmitidas pelo leite materno à criança. No caso de drogas ou medicamentos, afetarão diretamente o sistema fisiológico do bebê e o HIV é transmitido pelo leite materno, devendo, portanto, o aleitamento ser suspenso nessa situação. Doenças maternas como hipertensão arterial, obesidade, diabetes mellitus, rinite alérgica, hipertireoidismo e nódulo na tireoide não têm contraindicação para o processo de aleitamento materno, sendo assim, os filhos podem receber o leite sem contraindicações de mães com essas doenças. A hanseníase é uma doença que é transmissível após o contato prolongado da criança com a mãe, no entanto, quando é iniciado o tratamento, a mãe pode voltar a amamentar o seu filho sem problema de transmissão.

Feedback

Postar um comentário

0 Comentários