Integralidade no Cuidado de Enfermagem de Obstetrícia e Neonatologia

 






Iniciado emTuesday, 25 Feb 2025, 17:04
EstadoFinalizada
Concluída emTuesday, 25 Feb 2025, 17:07
Tempo empregado3 minutos 7 segundos
Avaliar10,00 de um máximo de 10,00(100%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A humanização do parto e do nascimento envolve assumir uma postura respeitosa quanto aos desejos e às necessidades da mãe e do recém-nascido, levando em consideração sempre a saúde e o bem-estar do binômio mãe-filho. O contato pele a pele e a oferta do seio materno na primeira hora de vida, além do aleitamento nas primeiras 24 horas após o nascimento, são práticas legítimas no âmbito da humanização.

Assinale a alternativa correta quanto à humanização do parto e do nascimento.


a.

Os métodos farmacológicos de alívio da dor (analgesia peridural) devem ser oferecidos à mulher antes da utilização dos não farmacológicos (deambulação, posicionamento livre, bola, chuveiro), uma vez que as evidências científicas apontam para a baixa efetividade dos métodos não farmacológicos.

b.

O parto humanizado deve ser oferecido somente na rede privada ou por meio de convênios entre instituições públicas e privadas, em que as intervenções e condutas têm o potencial de desqualificar o cuidado fornecido, desconsiderando os direitos da mulher e de sua família nesse processo.

c.

No parto humanizado, as escolhas da mulher não são ouvidas, tampouco consideradas importantes. O profissional de saúde deve intervir sempre, pois ele é o detentor do conhecimento técnico-científico e do corpo da parturiente, que está sob os seus cuidados.

d.

A cesárea era um recurso utilizado apenas em casos de extrema necessidade, como risco de vida da mãe e/ou do feto. No entanto, ela passou a ser realizada de forma rotineira e "banal". Atualmente, no Brasil, a taxa de cesárea está em torno de 80% na rede privada e em mais que 50% no SUS.

A taxa de realização de cesáreas no Brasil e em alguns países do mundo está muito acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que é em torno de 10 a 15%. A humanização do parto é ampla e política, pois envolve a postura profissional, a instituição e todo o sistema. Toda gestante, seja no SUS ou na rede privada/conveniada, tem o direito de receber um parto respeitoso e humanizado. Para a humanização do parto, faz-se necessário o adequado preparo da gestante e/ou de sua família para o momento do nascimento, preparo este que deve ser iniciado precocemente durante o pré-natal. O profissional de saúde deve informar à parturiente todos os procedimentos e intervenções que serão realizados, sempre explicando os motivos para tal. A escuta ativa da mulher e o respeito às suas escolhas e decisões fazem parte de uma assistência qualificada. As técnicas não farmacológicas para o alívio da dor são práticas que devem ser realizadas para melhorar a assistência prestada e torná-la humanizada. Essas práticas tendem a contribuir para que a parturiente tenha maior liberdade e autonomia.

e.

O acolhimento realizado e as orientações fornecidas não são considerados parte da humanização do parto. Essas ações são importantes para o cuidado prestado à mulher que chega ao serviço de saúde, sobretudo àquela proveniente da saúde suplementar.

Feedback

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Alguns fármacos podem ser secretados pelo leite materno e desencadear efeitos adversos no lactente. Qual das afirmativas não corresponde às possíveis características e efeitos de medicamentos secretados no leite materno?

a.

A maioria dos sedativos e hipnóticos atinge concentrações no leite materno capazes de produzir efeitos farmacológicos nos lactentes.


b.

A quantidade de fármaco que é secretado no leite materno não depende das características físico-químicas e da farmacocinética do medicamento.

A quantidade de fármaco que é secretada no leite materno, do mesmo modo que a quantidade que atravessa a placenta, depende de características do medicamento, como volume, ionização, ligação às proteínas plasmáticas e perfil de metabolização e depuração.

c.

Alguns antibióticos tomados pela mãe são detectados no leite materno e podem causar efeitos adversos ao bebê.

d.

Substâncias radioativas como albumina com Iodo125 e outras formas de iodo radioativo podem causar supressão tireoidiana em lactentes e aumentar em até 10 vezes o risco de câncer subsequente da tireoide. O aleitamento materno está contraindicado após grandes doses, devendo ser suspenso por dias a semanas após doses menores.

e.

É necessário cautela no uso de lítio em mães que estejam amamentando.

Feedback

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Considere a seguinte afirmação:

O blastocisto é uma bola oca com cerca de 100 células. As camadas externas do blastocisto irão formar o córion. O córion é uma membrana extraembrionária.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o anexo embrionário que será formado a partir do córion.


a.

Saco vitelino.

b.

Cordão umbilical.

c.

Âmnio.

d.

Embrião.

e.

Placenta.

As camadas externas do blastocisto irão formar o córion (que é um revestimento externo) e a placenta. O âmnio, o saco vitelino e o cordão umbilical derivam da massa celular interna do blastocisto. O embrião é um ser vivo em desenvolvimento.

Feedback

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As atividades educativas em saúde podem ocorrer dentro ou fora da unidade de saúde. Durante a consulta pré-natal, a ação educativa realizada pela enfermeira deve ser rotineira. 

Quais são as medidas que a enfermeira pode adotar durante o atendimento à gestante?


a.

Cabe à enfermeira a tarefa exclusiva de educar as gestantes sobre as demais assistências são realizadas e prescritas por outros profissionais.

b.

Somente a enfermeira pode realizar a consulta de enfermagem à gestante e prescrever medicamentos, desde que estabelecidos em Programas de Saúde Pública e em rotinas aprovadas pela instituição de saúde.

Cabe à enfermeira realizar a consulta de enfermagem e a prescrição da assistência de enfermagem. Como integrante da equipe de saúde, ela pode: prescrever medicamentos, desde que estabelecidos em Programas de Saúde Pública e em rotinas aprovadas pela instituição de saúde; oferecer assistência de enfermagem a gestantes de todas as faixas etárias, acompanhadas ou não, inclusive às de baixo risco, às parturientes e às puérperas; e realizar atividades de educação em saúde. Não cabe à enfermeira  estabelecer tarefas a serem cumpridas por todos os integrantes da unidade de atendimento à gestante.

c.

A enfermeira não realiza o pré-natal das gestantes de baixo risco, uma vez que não compete a ela tal assistência.

d.

A enfermeira somente realiza o pré-natal das gestantes que estão acompanhadas por cônjuge ou responsável, no caso das adolescentes.

e.

A enfermeira avalia as condutas da equipe multiprofissional e estabelece tarefas a serem cumpridas por todos os integrantes da unidade de atendimento à gestante.

Feedback

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As alterações cromossômicas representam um tipo de anomalia que pode causar alterações numéricas nos cromossomos. Entre as doenças causadas por alterações cromossômicas numéricas, temos a síndrome de Edward.

Do que se trata essa doença?


a.

Tetrassomia.

b.

Isocromossomo.

c.

Nulissomia.

d.

Trissomia.

A síndrome de Edward é uma trissomia do cromossomo 18, que representa 3 cópias do mesmo cromossomo.



Nulissomia é a falta total do grupo de cromossomos; monossomia representa apenas um cromossomo do mesmo grupo; tetrassomia é 4 cópias do mesmo cromossomo; isocromossomo é uma forma de alteração cromossômica estrutural de localização.

e.

Monossomia.

Feedback

Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Nas consultas de pré-natal, um cuidado importante é a avaliação da situação de imunização da gestante. A vacinação de gestantes deve ser realizada visando à proteção de sua saúde e da saúde do neonato. Entre as vacinas mais importantes, está a vacina dT (difteria e tétano), crucial na prevenção do tétano neonatal. Sobre esse tema, analise o caso a seguir:

Gestante, segunda gestação, apresenta o registro de esquema completo da vacina dT em sua última gestação, que ocorreu há seis anos.

Nesse caso, qual deve ser a conduta do enfermeiro com relação à vacina dT? Assinale a alternativa correta.


a.

Deve realizar o reforço vacinal, pois o esquema de vacinação completo já tem mais de cinco anos.

Caso a gestante tenha recebido a última dose de dT há mais de 5 anos, não é necessário refazer o esquema completo de três doses novamente, mas deve-se realizar o reforço vacinal da gestante com uma dose da vacina dT, em qualquer época da gestação.

b.

Como o esquema de imunização com dT tem mais de cinco anos, é necessário refazer o esquema completo de três doses.

c.

Deve refazer o esquema completo após a vigésima semana de gestação, mantendo a terceira dose para o período puerperal.

d.

Se a gestante já possui o esquema completo na sua carteira vacinal, não será necessário orientá-la ao esquema novamente e nem indicar o reforço.

e.

Deve administrar um reforço da vacina dT no segundo trimestre da gestação e outro no terceiro.

Feedback

Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

“O intuito da assistência pré-natal de alto risco é interferir no curso de uma gestação que possui maior chance de ter um resultado desfavorável, de maneira a diminuir o risco ao qual estão expostos a gestante e o feto, ou reduzir suas possíveis consequências adversas”(BRASIL, 2012, on-line).

No pré-natal, quais seguimentos da gestação de alto risco devem ser levados em consideração constantemente, a fim de melhorar o desfecho gestacional?


a.

A equipe de saúde deve promover um atendimento humanizado, baseado exclusivamente nos anseios da gestante e de sua família, na sua condição de vida atual e no planejamento familiar.


b.

A equipe deve focar somente no histórico gestacional e nutricional, pois, uma vez que esses dois aspectos estejam controlados, não haverá qualquer desfecho desfavorável para a mãe e o bebê.

c.

A equipe de saúde deve estar preparada para enfrentar quaisquer fatores que possam afetar adversamente a gravidez, sejam eles clínicos, obstétricos, de cunho socioeconômico ou emocionais e psicossociais.

Os fatores que estão intimamente relacionados com o sucesso da gravidez são: clínicos, conhecidos por meio de história clínica detalhada e avaliação de parâmetros clínicos e laboratoriais; obstétricos, identificados por meio da avaliação do crescimento e das condições de vitalidade e maturidade do feto, bem como pela escolha da via de parto; e socioeconômicos ou emocionaisOs fatores emocionais são identificados por meio de fatores psíquicos preexistentes e atuais. O contexto socioeconômico envolve complicações na alimentação, na moradia e na segurança da gestante.

d.

A equipe deve valorizar exclusivamente o desejo da mãe e da família, pois, na gestação de alto risco, a rede de apoio promove a saúde e a prevenção da mortalidade.

e.

A equipe de saúde deve focar no histórico gestacional e emocional da gestante, a fim de promover uma educação em saúde qualificada. Outros fatores, apesar de importantes, não influenciam tanto no desfecho.

Feedback

Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Embora o parto e o nascimento sejam eventos da vida da mulher e um ato da sua fisiologia, a maioria das mulheres têm seus filhos por meio de cirurgia casariana. A atenção ao parto normal, por sua vez, é marcada por práticas não recomendadas pelas evidências científicas, que trazem sofrimento a essa experiência humana.

Nesse sentido, faz-se extremamente necessária a adoção de boas práticas de atenção, centradas no bem-estar da mulher, do recém-nascido, do pai e da família, e de ações de melhoria da eficiência gestora do SUS. Assinale a alternativa que contempla exemplos de boas práticas de atenção.


a.

Durante a avaliação do trabalho de parto, uma das formas de se verificar a dilatação e a altura do feto na pelve materna é o exame de toque. Esse exame deve ser realizado repetidas vezes e por mais de um profissional da saúde.

b.

Alguns cuidados ao nascimento devem ser realizados ainda na sala de parto. O clampeamento do cordão umbilical deve ser realizado de maneira precoce; ou seja, imediatamente após o nascimento, o cordão deve ser clampeado.

c.

Algumas manobras são realizadas durante o parto, para facilitar o nascimento do bebê. A manobra de Kristeller (aplicação de pressão na parte superior do útero) é realizada com frequência e tem como objetivo facilitar a saída do bebê.

d.

Garantia de permanência do recém-nascido ao lado da mãe durante todo o tempo de internação; contato pele a pele imediato, ao nascimento; amamentação na primeira hora de vida; e participação do pai no momento do nascimento.

As boas práticas envolvem diversas condutas, procedimentos e intervenções, como: aleitamento materno e contato pele a pele na primeira hora de vida; direito a um acompanhante nas consultas de pré-natal, em todas as fases do trabalho de parto, durante o parto e no pós-parto; direito à hidratação oral e à alimentação durante o trabalho de parto; clampeamento oportuno, ou seja, aquele realizado após o cordão parar de pulsar ou minutos após o nascimento; rejeição de procedimentos de violência obstétrica, como pressão fúndica, que, além de não auxiliar na saída do bebê, tem graves riscos à saúde materno-fetal, como hemorragia; cuidados para evitar lesões de órgãos internos e fraturas, ruptura uterina e realização de toques vaginas repetidas vezes e por profissionais diferentes.

e.

Durante o trabalho de parto e o parto, toda gestante deve se manter em restrição hídrica e alimentar, a fim de evitar complicações, como náuseas e vômitos.

Feedback

Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A gestante A. M. M., 26 anos, idade gestacional de 21 semanas, comparece à consulta de pré-natal com exame VDRL 1/64 e teste rápido positivo, sendo diagnosticada a sífilis. Como o enfermeiro deve orientar a respeito da prevenção da transmissão vertical da doença?

a.

Realizar o tratamento da gestante e do parceiro com penicilina cristalina e orientá-los sobre os cuidados preventivos para sífilis congênita.

b.

Realizar o tratamento da gestante e do parceiro com ampicilina, fazer o acompanhamento de cura e orientá-los sobre os cuidados preventivos para sífilis congênita.

c.

Realizar o tratamento da gestante e do parceiro com penicilina benzatina, fazer o acompanhamento de cura e orientá-los sobre os cuidados preventivos para sífilis congênita.

Se a gestante for diagnosticada com sífilis, a conduta deve ser o tratamento da gestante e do seu parceiro com penicilina benzatina. Devem ser realizados o acompanhamento de cura e o aconselhamento do casal quanto aos cuidados preventivos da sífilis congênita.

d.

Realizar o tratamento da gestante com penicilina benzatina e orientá-la sobre os cuidados preventivos para sífilis congênita.

e.

Realizar o tratamento apenas da gestante com penicilina benzatina, pois a infecção pelo treponema confere imunidade permanente.

Feedback

Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A avaliação dos movimentos fetais (MF) é um importante indicador da vitalidade e bem-estar do concepto. A movimentação do feto depende muito da evolução da gravidez, pois, inicialmente, os MF são fracos, mas se tornam mais rítmicos e contínuos com a evolução da gravidez. A avaliação dos MF deve ter início no terceiro trimestre da gestação, a partir da 34ª semana gestacional. Mesmo sendo de suma importância, esse tipo de avaliação é relativamente recente.

Considerando que a avaliação dos MF, durante o pré-natal, é um importante indicador de evolução saudável da gestação, assinale a alternativa que indica corretamente como essa avaliação deve ser feita.


a.

A partir do controle diário dos MF, por meio do mobilograma, que é um instrumento de registro dos MF. Esse procedimento pode ser realizado e registrado diariamente pela própria gestante, sob adequada orientação do profissional.

A avaliação dos MF deve ser realizada no terceiro trimestre da gestação por meio do mobilograma, que é um instrumento de registro dos MF percebidos e anotados pela própria gestante, desde que sob orientação do profissional de saúde. Portanto, os movimentos fetais não são verificados por sonar Doppler, nem por estímulo sonoro ou pinar. A própria gestante avalia os movimentos pela percepção e os registra.

b.

A partir dos MF registrados em toda consulta de pré-natal pelo profissional de saúde, por meio de um aparelho conhecido como mobilograma, que avalia e registra em gráfico os movimentos do feto em um minuto.

c.

Utilizando o aparelho pinar durante as consultas de pré-natal do terceiro trimestre. O profissional executa a técnica encostando o aparelho próximo ao dorso fetal no abdome gravídico e observa as movimentações durante um minuto.

d.

A partir da avaliação do profissional durante a consulta de pré-natal. O profissional deve produzir um estímulo sonoro próximo ao abdome gravídico da gestante e, após o estímulo, avaliar os MF durante um minuto.

e.

Por meio do sonar Doppler, aparelho utilizado em toda consulta de pré-natal e que, além de avaliar os batimentos cardíacos fetais, também registra o número de movimentos fetais em um minuto.

Feedback

Postar um comentário

0 Comentários