A sutileza de Satanás nos fins dos Tempos


-->
Lição 1 - A Sutileza de Satanás nos Fins dos Tempos

Livros:
Complemento:
As seitas e as heresias são hoje um dos maiores problemas da Igreja de Cristo. Os números são assustadores. Nunca se viu um crescimento tão grande das seitas em todo o mundo, e a Igreja precisa estar armada contra isso.
As seitas geralmente chegam primeiro que o Evangelho. Trabalham como nunca, se empenham até mais que muitos dos filhos da luz. Esta é a realidade com que se defrontam a antiga União Soviética e muitos outros países do mundo, alheios por muito tempo ao Evangelho. Quando abrem as portas para Cristo, recebem todos os meses milhões de Testemunhas de Jeová, mórmons e uma infinidade de outras seitas, dispostas a ganhar almas para o reino das trevas. Como se isso não bastasse, crescem muito nos países desenvolvidos e multiplicam-se como nunca nos Estados Unidos, país cujo berço firma-se no cristianismo protestante.
Esta é também a realidade do Brasil. Não obstante crescer o cristianismo e a Igreja de Cristo encontrar até motivos para se orgulhar, vemos que uma parte considerável da sociedade caminha para o secularismo. A mais preocupante realidade é que muitos intelectuais, jornalistas, artistas e outros formadores de opinião estão se abrindo para essas seitas, dando espaço - como nunca se viu antes - para o espiritismo, a Nova Era, a maçonaria e as Testemunhas de Jeová. É explícita ainda a campanha pró-espiritismo e Nova Era que as emissoras de televisão, vêm desempenhando em suas novelas, utilizando-se do melhor meio possível de imputar idéias anticristãs ao nosso povo. As estratégias dessas seitas inovam-se a cada ano, enquanto a maioria dos cristãos permanecem desinformados acerca de assuntos elementares e importantes a respeito das seitas.
Natanael Rinaldi, Paulo Romeiro e o ICP (Instituto Cristão de Pesquisas) já escrevem sobre o assunto há muitos anos.
Precisamos estudar suas origens, seus fundadores, as mudanças que sofreram no decorrer do tempo, o perfil de seus membros, seus métodos de divulgação, estratégias para convencer novos adeptos.
Não se trata de guerrear contra as seitas e sim contra seus líderes maldosos, cujos ,objetivos opõem-se à Bíblia e ao que Jesus ensinou. Quanto aos adeptos, a maioria acredita no que prega, são vítimas do engano e precisam de auxílio. Não leia este livro com o objetivo exclusivo de se defender das falsas doutrinas, nem cultive raiva ou ódio pelos seus adeptos; ao contrário, procure amá-los - como ensina a Bíblia -, porém lute ofensivamente contra essas mentiras e arrebate novas almas para o Reino de Deus.
Outra característica muito importante é que devemos usar todas as refutações que são citadas pela Bíblia. Não ousamos dizer nada contra uma seita que não seja condenado pela Bíblia. Por isso é indispensável que você tenha às mãos a Bíblia Sagrada e possa pesquisá-la.
Presenteie um livro sobre seitas e heresias a um amigo, um adepto de alguma seita, sedento da verdade. Isso fará com que os resultados sejam mais abrangentes e o nome de Deus glorificado extensivamente por meio de cada leitor.
Por fim, lute contra as seitas e se for necessário peça auxílio ao Instituto Cristão de Pesquisas; também ajude os irmãos que não têm acesso às informações que você teve. É verdade que as seitas têm força e crescem, porém mais forte é o nosso Deus. Esta batalha nós venceremos, no nome de Jesus! (Adaptado para nossa lição).
Retirado do Prefácio do livro "Desmascarando as seitas", Natanael Rinaldi, Paulo Romeiro, (Prefácio de Pr.Ezequias Soares da Silva) - Instituto Cristão de Pesquisas - CPAD - 1996 - 3. edição 1997. Rio de Janeiro - RJ.
LIÇÃO 1 – A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS
TEXTO ÁUREO
"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO" (Cl 2.8).
VERDADE PRÁTICA
Firmes na Palavra poderemos desmascarar as sutilezas e os ataques de Satanás contra a Igreja de CRISTO.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
COLOSSENSES 2.4-11
4. E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
5. Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em ESPÍRITO,
estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em CRISTO.
6. Como, pois, recebestes o Senhor JESUS CRISTO, assim também andai nele,
7. arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.
8. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO;
9. porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
10. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade;
11. No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de CRISTO.
FILOSOFIAS E VÃS SUTILEZAS... NÃO SEGUNDO CRISTO.
Paulo nos adverte a vigiar contra todas as filosofias, religiões e tradições que destacam a importância do homem à parte de DEUS e de sua revelação escrita. Hoje, uma das maiores ameaças teológicas contra o cristianismo bíblico é o "humanismo secular", que se tornou a filosofia de base e a religião aceita em quase toda educação secular e é o ponto de vista aprovado na maior parte dos meios de comunicação e diversão no mundo inteiro. (1) Que ensina a filosofia do humanismo? (a) Ensina que o homem, o universo e tudo quanto existe é apenas matéria e energia moldadas ao acaso. (b) Afirma que o homem não foi criado por um DEUS pessoal, mas que resultou de um processo evolutivo. (c) Rejeita a crença num DEUS pessoal e infinito, e nega ser a Bíblia a revelação inspirada de DEUS à raça humana. (d) Afirma que não existe conhecimento à parte das descobertas feitas pelo homem, e que a razão humana determina a ética apropriada para a sociedade, fazendo do ser humano a autoridade máxima neste particular. (e) Procura modificar ou melhorar o comportamento humano mediante educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana. (f) Crê que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoas sentirem-se felizes, que lhes dá prazer, ou que parece bom para a sociedade, de acordo com os alvos estabelecidos por seus líderes; deste modo, os valores e moralidade bíblicos são rejeitados. (g) Considera que a auto-realização do homem, sua autosatisfação e seu prazer são o sumo bem da vida. (h) Sustenta que as pessoas devem aprender a lidar com a morte e com as dificuldades da vida, sem crer em DEUS ou depender dEle. (2) A filosofia do humanismo começou com Satanás e é uma expressão da sua mentira de que o homem pode ser igual a DEUS (Gn 3.5). As Escrituras identificam os humanistas como os que "mudaram a verdade de DEUS em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador" (Rm 1.25). (3) Todos os dirigentes, pastores e pais cristãos devem envidar seus máximos esforços em proteger seus filhos da doutrinação humanista, desmascarando-lhes os erros e instilando nas mentes deles um desprezo santo pela sua influência destrutiva (Rm 1.20-32; 2 Co 10.4,5; 2 Tm 3.1-10; Jd 4-20; ver 1 Co 1.20; 2 Pe 2.19).
CIRCUNCISÃO NÃO FEITA POR MÃO.
No AT, a circuncisão era o sinal de que o israelita estava em relacionamento pactual com DEUS (ver Gn 17.11). Simbolizava a remoção ou separação do pecado e de tudo quanto era ímpio. O crente segundo o concerto do NT passou por uma circuncisão espiritual, a saber: o despojar "do corpo da carne". Trata-se de um ato espiritual, mediante o qual CRISTO remove nossa velha criação irregenerada e rebelde contra DEUS, e nos comunica a vida espiritual ou ressurreta de CRISTO (vv. 12,13); é uma circuncisão do coração (Dt 10.16; 30.6; Jr 4.4; 9.26; Rm 2.29).
COMENTÁRIO. INTRODUÇÃO
Desde os tempos bíblicos, Satanás vem usando os seus agentes a fim de levar o povo de DEUS a desacreditar na Bíblia, na divindade e na obra redentora de CRISTO. Temos de estar devidamente preparados para detectar e desmascarar suas sutilezas. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da igreja de CRISTO nestes últimos dias.
I. OS ARDIS DE SATANÁS
1. Seus disfarces.
Desde a fundação da Igreja, os falsos mestres vêm disfarçando-se entre os filhos de DEUS para disseminar suas heresias.
“JESUS disse que os mestres do erro apresentam-se vestidos como ovelhas, mas na realidade são lobos devoradores” (Mt. 7.15).
2. Suas estratégias.
Os mestres do erro são classificados pela Bíblia como:
a- "falsos apóstolos".
b- "obreiros fraudulentos".
c- Agentes de Satanás.
Os expositores sectários preocupam-se com a aparência, para apresentar o seu movimento como um paraíso perfeito (2Tm 3.5)
Os que caem nas armadilhas, uma vez fisgados por eles, dificilmente conseguem libertar-se:
a- Por causa da lavagem cerebral que recebem.
b- Em razão do terrorismo psicológico.
c- Em razão da pressão que sofrem de seus líderes.
II. A PERÍCIA DOS HERESIARCAS
1. Palavras Persuasivas (v.4).
Os falsos mestres se envolviam dentro do legalismo judaico com:
a- Circuncisão.
b- Preceitos dietéticos.
c- Guarda de dias.
d- Gnosticismo.
O verbo grego "Paralogizomai" descreve com precisão a perícia dos falsos mestres na exposição de suas heresias e significa "enganar, seduzir com raciocínios capciosos"
2. O JESUS que recebemos (vv. 6,7 ).
O apóstolo insiste que devemos andar de acordo com o evangelho, a fim de ficarmos arraigados, edificados e firmados na Palavra de DEUS.
Os falsos ensinos se introduzem entre nós por alguns pontos aparentemente comuns a nós e a eles.
3. A simplicidade do evangelho.
A mensagem do evangelho é simples e qualquer ser humano, independentemente de seu preparo intelectual e origem, é capaz de entender; basta dar lugar ao ESPÍRITO SANTO, que convence o homem "do pecado, da justiça e do juízo" (]o 16.8).
A conversão ao cristianismo não se dá por:
a- Estratégia de marketing.
b- Técnicas persuasivas.
c- "Curso de lógica" .
A conversão ao cristianismo se dá por:
Resultado da pregação da mensagem do evangelho.
III. AS SUTILEZAS DO ERRO
1. "Ninguém vos faça presa sua" (v. 8a).
O significado da “presa” revela o que acontece, ainda hoje, com os adeptos das seitas.
O verbo grego que descreve o estado espiritual dos que seguem os falsos mestres e significa "levar como despojo, prisioneiro de guerra, seqüestro, roubo" é sylagõgeõ.
2. "Por meio de filosofias" (v. 8b).
Não há indícios de que o apóstolo esteja fazendo alusão às escolas filosóficas da Grécia.
As filosofias predominantes do mundo romano na era apostólica e são mencionadas em o Novo Testamento (At. 17.18) e são denominadas
a- O estoicismo:
Estóico é o seguidor do filósofo grego Zenon, que morreu em 265 a.C. Zenon ensinava que o mais alto objetivo do ser humano é viver de acordo com a sua razão e praticar a virtude. Esta consiste em dominar as paixões, em não sentir-se atraído pelo prazer e em não se deixar vencer pelo sofrimento (At 17.18-20).
b- O epicurismo.
Epicureu é o seguidor do filósofo Epicuro, que morreu em 270 a.C. Ele ensinava que o maior bem na vida é a felicidade, entendida como a libertação do sofrimento e do medo (At 17.18-20).
"Filosofias" de que Paulo trata são conceitos mundanos, contrários à doutrina e à ética cristã.
3. "Vãs sutilezas" (v. 8e).
Engano e sutileza, nesse contexto, significam a mesma coisa.
A palavra grega "Apate" é traduzida por "engano" (Ef 4.22), "sedução" (Mt 13.22) ou sutileza?
4. "Segundo a tradição dos homens" (v. 8d).
Não é a tradição apostólica nem judaica, mas um sincretismo de elementos cristãos, judaicos e pagãos: angelolatria e ascetismo, por pela exemplo.
As práticas que se opunham ao evangelho, não sendo a tradição apostólica nem judaica, mas um sincretismo de elementos cristãos, judaicos e pagãos, são:
a- Angelolatria.
b- Ascetismo.
c- Tradição humana.
IV. OS RUDIMENTOS DO MUNDO
1. O significado de "rudimentos" (v. 8).
A expressão "rudimentos do mundo", literalmente é: "elementos do universo", ou "rudimentos do mundo", em nossas versões.
2. O apóstolo se refere a que "rudimentos"?
Essa palavra é usada, também, com o sentido de "princípio básico" (Hb 5.12) e de "elementos judaicos" ou "adoração cósmica" do sincretismo helênico (GI 4.3, 9).
Aparece na filosofia grega a palavra stoicheion para os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.
O apóstolo se refere a "rudimentos" que significa:
a- "princípio básico"
b-"elementos judaicos"
c- "adoração cósmica" do sincretismo helênico (GI 4.3, 9).
d- Referência aos poderes demoníacos que se opunham a CRISTO.
3. A deidade de CRISTO em jogo.
CRISTO é superior a todos os poderes (Ef 1.21).
As vãs filosofias são oriundas dos homens e do reino das trevas.
4. O significado de "toda a plenitude da divindade" (v.9).
Temos, neste contexto, o DEUS verdadeiro com toda a sua plenitude.
CONCLUSÃO
O povo de DEUS vive em constante batalha espiritual. O inimigo sempre trabalhou para desviar os crentes da vontade divina, induzindo-os a crenças falsas e práticas que desonram ao Criador. Por isso, devemos estar atentos quando um movimento religioso apresenta-se com persuasão e argumentos aparentemente convincentes. Trata-se, geralmente, de alguém que pretende mostrar-nos algo que não está de acordo com a Palavra de DEUS.
Subsídio Apologético
"O que Significa 'Seita'?
1. Etimologia. O historiador Flávio Josefo e muitos outros escritores antigos usaram a palavra 'hairesis" com o sentido de 'escola' de pensamento, 'doutrina' ou 'religião', sem conotação pejorativa. O verbo grego 'haireõ', de onde vem o substantivo em foco, significa 'escolher'. Na literatura clássica tem o sentido de escolha filosófica ou política. Todavia, o Novo Testamento traz essa palavra com o sentido de 'divisão, dissensão', pois lemos:
'E até importa que haja entre vós heresias, para os que são sinceros se manifestem entre vós' (1 Co 11: 19). A versão Almeida Atualizada traduziu por 'partido'; a NVI, por 'divergências'; a Tradução Brasileira, por 'facção'. A mesma palavra aparece em Gálatas 5.20 sendo traduzida por 'dissensão'. [.,,] Convém salientar que a palavra grega para 'heresias' em o Novo Testamento , é a mesma para 'seita', hairesis. O termo 'herege', que aparece em Tito 3.10, hairetikos, é adjetivo que vem do referido substantivo grego. O sentido de erro doutrinário, como 'heresia', no campo teológico que nós conhecemos hoje, aparece pela primeira vez em 2 s Pedro 2.1. É nessa acepção que refutamos tais heresias.
2. Conceituação. Atualmente a palavra 'seita' é usada para designar as religiões heterodoxas ou espúrias. É uma palavra já desgastada, trazendo em si, muitas vezes, um tom pejorativo. São grupos que surgiram de uma religião principal e seguem as normas de seus líderes ou fundadores e cujos ensinos divergem da Bíblia nos principais pontos da fé cristã. São uma ameaça ao cristianismo histórico e um problema para as igrejas.
3. Problemas. [...] As heresias afetam os pontos principais da doutrina cristã, no que diz respeito a DEUS: Trindade, o Senhor JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO; ao homem: natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjos. à igreja e às Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade. Errar em outros pontos da fé cristã pode até não afetar a salvação, mas a doutrina de DEUS é inviolável. Negar 'o Senhor' é trazer sobre si repentina destruição.
Os novos movimento internos como a Confissão Positiva e o G-12 não devem ser classificados como seitas, pois além de não afetarem os pontos salientes da fé cristã, seus ensinos e práticas não são necessariamente heresias, mas aberrações doutrinárias. O efeito destrutivo pode ser pior do que os movimentos externos, pois Satanás se utiliza, muitas vezes, da arrogância ou da ignorância dos mentores dessas inovações para causar divisões nas igrejas." (SOARES, Esequias. Manual de apologética cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. p.25-7.)
AJUDA PARA A LIÇÃO
TEXTO ÁUREO:
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (Í Tm 4.16).
VERDADE PRATICA
Não é necessário ser erudito para permanecer salvo, mas é dever do cristão saber discernir a doutrina ortodoxa da doutrina herética.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jo 1.49,50 A confissão de Natanael
Terça - Mt 16.16; Jo 6.69 A confissão de Pedro
Quarta - Jo 20.28 A confissão de Tomé
Quinta - Mt 28.19, 20 A fórmula bíblica batismal
Sexta • At 8.37 A confissão do eunuco etíope
Sábado - Hb 6.1, 2 Os princípios elementares da doutrina
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 PEDRO 2.1-41 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; 3 - e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 4 - Porque, se DEUS não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.
HEBREUS 6.1,2
1 - Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de CRISTO, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em DEUS, 2 - E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
OBJETIVOS
Ao término da aula, o aluno deverá ser capaz de:
-Definir o sentido das palavras: SEITAS, HERESIAS, DOUTRINA.
-Classificar as seitas modernas e antigas.
-Identificar os critérios usados para definir um ajuntamento ou grupo como seita.
-Compreender o conteúdo dos credos da cristandade e a relação dos mesmos com as seitas.
-Estar motivado a pesquisar extra classe o credo da Assembléia de DEUS para compreendê-lo e saber explicá-lo.
SUGESTÕES PRÁTICAS
1. Destaque os números relacionados às grandes religiões e à grande quantidade de seitas existentes.
Mostre o grande desafio que esta realidade traz para a Igreja e para cada um de nós individualmente.
2. Enfatize a proliferação das seitas como algo que, sobretudo, deve fazer parte das principais preocupações da Igreja, e despertar-nos para a pregação urgente do Evangelho que é, segundo Paulo, o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.
3. Mostre a necessidade que todo Cristão tem de conhecer dados históricos e de conteúdo doutrinário dos credos inseridos nesta lição. É sumamente importante que ele os compreenda e saiba relacioná-los com o credo de sua denominação.
ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR
1. Não se esqueça de frisar os quatro pontos fornecidos pelo comentador para identificação de uma seita.
2. Motive sempre a participação do aluno; ele precisa sentir que a opinião dele é importante para o professor e demais componentes da classe.
3. Avalie o aproveitamento de seus alunos, fazendo perguntas após o término de cada tópico. De acordo com as respostas, você verificará a aprendizagem da classe, e se o seu desempenho como professor foi satisfatório.
4. Estimule a criatividade de seus alunos. Agindo assim, você estará tornando a sua aula mais dinâmica e interessante.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Há 10 grandes religiões no mundo, além do Cristianismo. São elas:
Budismo, Confucionismo, Hinduísmo, Taoísmo, Jainismo, Xintoísmo, Zoroastrismo, Sikhismo, Islamismo e Judaísmo, e muitos milhares de seitas. Eis o desafio da Igreja.
I. SEITAS E HERESIAS
1. Definição de seita. O termo como aparece na Bíblia significa facção, partido, grupo ou cisão. Inicialmente, não tinha caráter pejorativo (At 15.5; 24.5,14). Depois assumiu sentido negativo (Gl 5.19-21). Pode designar um subgrupo de dentro de alguma religião organizada, como os saduceus (At 5.17),fariseus(At 15.5; 26.5) ou dissensões no seio da própria Igreja (Rm 16.17; l Co 11.19).
2. No campo teológico. Os hereges "convertem a graça de DEUS em dissolução e negam a DEUS, único dominador e Senhor nosso, JESUS CRISTO" (Jd v. 4). Uma tal seita consiste num grupo de pessoas unânimes em torno de uma interpretação
particular da Bíblia, caracterizando-se por distorções do Cristianismo ortodoxo, no que diz respeito às doutrinas centrais da fé cristã.No Cristianismo do Século I, o termo heresia indicava a negação do evangelho pregado pêlos apóstolos (2 Pé 2. l; 2 Co 11.3,4; Gl l.8).
II. DOUTRINA
1. Definição de doutrina e sua origem. Doutrina é o conteúdo de um ensino ou crença. Ela pode ser divina (Mt 7.28; Jo 7.16; Tt 2.10); humana (Cl 2.22; Tt 1.14) e demoníaca (l Tm 4.1). A doutrina divina é a bíblica, ortodoxa e sadia. A humana e a de demônios são heréticas, que levam o homem à condenação e perdição.
2. Contribuição da doutrina. A doutrina responde às perguntas sobre DEUS, a Trindade: Pai, Filho e ESPÍRITO SANTO, sobre a natureza humana, sobre a vontade de DEUS, sobre o nosso destino eterno. A perseverança na doutrina está relacionada à salvação (l Tm 4.16). O conhecimento e a prática da doutrina cristã nos protegem contra a heresia (l Tm 4.1-6; 2 Tm 2.18; Tt 1.11). Esse conhecimento não anula a espiritualidade do crente (l Co 2.14, 15; Rm 12.3). A doutrina contribui para a unidade da Igreja (Rm 16.17; l Co 1.10; Ef 4.12, 13).
3. O JESUS das seitas (2 Pé 2.1-4). As seitas distorcem as verdades fundamentais sobre CRISTO reveladas na Bíblia, e isso resulta num outro evangelho (Gl 1.6-8) e num outro JESUS (2 Co 11.4) que oferecem uma falsa salvação e um falso céu para os seus adeptos. As seitas modernas classificam-se em pseudocristãs, orientais, ocultistas e secretas.
3.1-Pseudocristãs. Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Mormonismo, Meninos de DEUS (também conhecida por A Família), Tabernáculo da Fé, Só JESUS, Igreja de CRISTO Internacional (de Boston), Igreja da Unificação (Rev. Moon), Igreja Local de Witness Lee, Voz da Verdade, Testemunhas de Yerrochua e Igreja Pentecostal Unida do Brasil.
3.2-Orientais. Arte Mahikari, HareKrishna, Seicho-no-iê e Igreja Messiânica Mundial.
3.3-Ocultistas. Kardecismo, Legião da Boa Vontade, SANTO Daime, Racionalismo Cristão, Umbanda, Quimbanda, Candomblé. Cultura Racional, Ciência Cristã e Nova Era.
3.4-Secretas. Maçonaria, Ordem Rosacruz e Teosofismo. A Maçonaria não é apenas uma associação ou confraria; ela é, também, uma religião.
III. COMO IDENTIFICAR AS SEITAS
1. Negam a doutrina da Trindade. Os adeptos das seitas procuram salvar-se a si mesmos e, por essa razão, a Trindade lhes é um insulto, e daí, a rejeitarem ou a perverterem.
A única seita que não rejeita a Trindade são os Adventistas do Sétimo Dia; mas à semelhança das Testemunhas de Jeová, alegam que JESUS é o arcanjo Miguel; seus adeptos sequer sabem o que significa isso.
2. São exclusivistas. Os promotores e adeptos das seitas ensinam que a salvação é exclusiva ao seu grupo religioso. Isso é uma afronta à graça de DEUS e ao mérito do sacrifício de JESUS no Calvário. JESUS é o único Salvador, e somente Ele pode salvar (Jo 14.6; At 4.12). A Bíblia diz que a salvação está disponível, pela fé em CRISTO, a todos os que se arrependerem de seus peca-
dos (At 4.12; 10.43; Jo 3.15; Tt 2.11). "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Jl 3.32; Rm 10.13).
3. Além da Bíblia. Certas seitas e religiões negam explicitamente a autoridade da Bíblia; outras acrescentam algo a ela; e, ainda há as que declaram crer nela, mas na prática sequer incentivam seus adeptos à leitura da Palavra de DEUS. Colocam outros livros e líderes humanos como tendo a mesma autoridade da Bíblia ou acima dela.
A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, inspirada por DEUS (2 Tm 3.16). A Bíblia é a Palavra de DEUS (Mc 7.13), o Livro do Senhor (Is 34.16). O profeta adverte: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva" (Is 8.20).
4. Características das seitas. Elas se caracterizam por apresentarem novas "revelações", novas interpretações da Bíblia, um outro JESUS, rejeição do Cristianismo ortodoxo, liderança muito forte, mudanças constantes em sua teologia, falsas profecias e salvação pelas obras.
IV. OS CREDOS DA CRISTANDADE
1. As seitas e os credos. As seitas falsas além de mutilarem a Bíblia, rejeitam o Cristianismo histórico-ortodoxo. Suas crenças são oriundas das supostas revelações, subjetivismo, e da mentalidade de seus fundadores e líderes.
2. Formulação dos credos (Hb 6.1, 2). "Credo" vem do latim e significa "creio". Desde muito cedo na história do Cristianismo,o credo tornou-se mais que um conjunto de crenças: é uma confissão de fé. Tem como objetivo sintetizar as doutrinas essenciais do Cristianismo para facilitar as confissões públicas, e conservar a doutrina contra as heresias.
3. Confissão de fé dos judeus. O primeiro credo da Bíblia está em Dt 6.4: "Ouve ó Israel, o Senhor nosso DEUS é o único Senhor", citado por JESUS como o primeiro de todos os mandamentos (Mc 12.29); ainda hoje é recitado pêlos judeus religiosos três vezes ao dia.
4. O Credo dos Apóstolos. É o mais antigo dos três principais credos da Igreja Cristã.
a) História. Diz a tradição que ele foi formulado pêlos apóstolos logo após a ressurreição de JESUS, e que cada um deles apresentou um artigo de fé. O texto mais antigo desse credo é datado de 700 d.C. Muitos crêem que esse documento constituía a confissão batismal daquela época.
b) Conteúdo. "Creio em DEUS Pai Todo-poderoso. E em JESUS CRISTO seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu do ESPÍRITO SANTO e da virgem Maria; que foi crucificado sob o poder de Pôncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceirodia; subiu ao céu, e está sentado à mão direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no ESPÍRITO SANTO; na santa Igreja; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo".
A Igreja Católica Romana, por sua própria conta, acrescentou a "Ave Maria" ao credo original.
5. Credo Niceno. O Credo Niceno foi formulado em 325 d.C. Ele contém princípios do credo anterior e novos elementos que lhe dão feição própria.
CREDO NICENO
Creio em um só Deus, o Pai onipotente, criador do céu e da terra, de todas as coisas, visíveis e invisíveis.E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus e nascido do Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial ao Pai, por quem foram feitas todas as coisas; o qual, por amor de nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, e encarnou, pelo Espírito Santo, na Virgem Maria, e se fez homem; foi também crucificado em nosso favor sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as Escrituras; e subiu aos céus; está sentado à destra do Pai, e virá pela segunda vez, em glória, para julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim.
E no Espírito Santo, Senhor e vivificador, o qual procede do Pai e do Filho; que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas.
E a igreja, uma santa, católica e apostólica.
Confesso um só batismo, para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.
O texto litúrgico atualmente em uso
Dir-se-á o Credo Niceno: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das cousas visíveis como das invisíveis.
E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as cousas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim.
E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.
Comentário:
Enquanto a Igreja Cristã se desenvolvia, passou a sofrer oposição de Roma e dos judeus em forma de perseguições e morte aos que professavam a fé cristã. Mas este não foi o único tipo de perseguição sofrida.
Apesar da igreja primitiva ter recebido aceitação social e respeitabilidade durante o governo do Imperador Diocleciano (284-305), um outro tipo de perseguição começou a se infiltrar na Igreja – o da oposição à fé como revelação direta da verdade por parte de Deus.
A origem do Credo Niceno se encontra na necessidade que houve d defender a doutrina apostólica da divindade d Cristo contra Ario, e da divindade do Espírito Santo contra os seguidores de Macedônio.
Convocou-se um concílio na cidade de Nicéia para maio e junho de 325.220 bispos estavam presentes. O propósito do concílio era o de formular, sem possibilidade de falsas interpretações, o que as Escrituras ensinavam a respeito do Senhor Jesus Cristo. A pergunta era: Jesus é ou não é o verdadeiro Deus do verdadeiro Deus? Estaria Ario certo ao dizer que Jesus não é verdadeiramente Deus?
Apesar do brilhantismo dos teólogos arianos, os ortodoxos (que mantinham o ensino bíblico) não estavam ausentes e sem os seus heróis da fé.
Conta a história que Atanásio era um homem de pouca estatura. Mas como um estudioso da Bíblia, era um gigante. Desde o Concílio de Nicéia, por causa da sua defesa sólida da fé cristã, o dito que passou a acompanhá-lo foi "Atanásio contra o mundo".
Além, de Ario, apenas 5 outros se recusaram a assinar o documento elaborado em Nicéia. O Imperador os baniu, mas sem grande interesse político. O mesmo credo foi reafirmado no Concílio de Constantinopla, em 381, e foi oficialmente adotado com alguns acréscimos em 451, no Concílio de Calcedônia.
O credo Niceno não procura apresentar todos os artigos da fé cristã, mas confessa edefende as verdades fundamentais da doutrina escriturística acerca de Deus.
A forma final, conforme adotada em 451, é a que segue:
Credo Niceno (forma atual, após o Concílio de Constantinopla, em 381):
“Creio em um Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de Seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro, gerado e não criado, feito da mesma substância que o Pai, por meio de Quem todas as coisas foram feitas: Quem, por nós homens, e para nossa salvação, desceu do Céu e encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria, e se fez homem. E também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos. Padeceu e foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou conforme as Escrituras, e ascendeu ao Céu, e está sentado à direita do Pai. E deverá retornar com glória para julgar tanto os vivos quanto os mortos: cujo reino não terá fim. E creio no Espírito Santo, o Senhor e doador da Vida. Que procede do Pai e do Filho. Que juntamente com o Pai e o Filho é louvado e glorificado. Que falou por meio dos profetas. E creio em uma Igreja Católica e Apostólica. Reconheço um batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que virá. Amém”.
Fórmula Apostólica:
“Creio em Deus PAI Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra. E em Jesus Cristo, seu único FILHO, nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia. Subiu aos céus. Está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no ESPÍRITO SANTO. Na Santa Igreja católica. Na comunhão dos santos. Na remissão dos pecados. Na ressurreição da carne. Na vida eterna. Amém”.
6. Credo Atanasiano. Ocupa-se da doutrina da Trindade. Todas as suas declarações podem ser confirmadas nas Escrituras.Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo deve professar a fé católica. Quem quer que não a conservar íntegra e inviolada, sem dúvida perecerá eternamente.
“Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica. Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida por toda a eternidade. A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus. Sem confundir as Pessoas nem separar a substância. Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo. Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória, co-eterna a majestade. Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E contudo não são três eternos, mas um só eterno. Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente. E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. E contudo não são três deuses, mas um só Deus. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor. E contudo não são três senhores, mas um só Senhor. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores. O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém. O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho. Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos. E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são co-eternas e iguais entre si. De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade. Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade. Mas, para alcançar a salvação, é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem. É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe. Deus perfeito e homem perfeito, com alma racional e carne humana. Igual ao Pai segundo a divindade; menor que o Pai segundo a humanidade. E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo. É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade. Um, finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela unidade da Pessoa. Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo. Ele sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos. Subiu aos Céus e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus corpos, para prestar conta dos seus atos. E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno. Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar”.
E a fé católica consiste em venerar um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem confundir as pessoas e sem dividir a substância.
Pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo;
Mas uma só é a divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade.
Qual o Pai, tal o Filho, tal também o Espírito Santo.
Incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo.
Imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo.
Eterno o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo;
Contudo, não são três eternos, mas um único eterno;
Como não há três incriados, nem três imensos, porém um só incriado e um só imenso.
Da mesma forma, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente;
Contudo, não há três onipotentes, mas um só onipotente.
Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;
E todavia, não há três Deuses, porém um único Deus.
Como o Pai é Senhor, assim o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor;
Entretanto, não são três Senhores, porém um só Senhor.
Porque, assim como pela verdade cristã somos obrigados a confessar que cada pessoa, tomada pela verdade cristã somos obrigados a confessar que cada pessoa, tomada em separado, é Deus e Senhor, assim também estamos proibidos pela religião católica de dizer que são três Deuses ou três Senhores.
O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem negado.
O Filho é só do Pai; não feito, nem criado, mas gerado.
O Espírito Santo é do Pai e do Filho; não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente.
Há, portanto, um único Pai, não três Pais; um único Filho, não três Filhos; um único Espírito Santo, não três Espíritos Santos.
E nesta Trindade nada é anterior ou posterior, nada maior ou menor; porém todas as três pessoas são coeternas e iguais entre si; de modo que em tudo, conforme já ficou dito acima, deve ser venerada a Trindade na unidade e a unidade na Trindade.
Portanto, quem quer salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade.
Mas para a salvação eterna também é necessário crer fielmente na encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo.
A fé verdadeira, por conseguinte, é crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.
É Deus, gerado da substância do Pai antes dos séculos, e é homem, nascido, no mundo, da substância da mãe.
Deus perfeito, homem perfeito, subsistindo de alma racional e carne humana.
Igual ao Pai segundo a divindade, menor que o Pai segundo a humanidade.
Ainda que é Deus e homem, todavia não há dois, porém um só Cristo.
Um só, entretanto, não por conversão da divindade em carne, mas pela assunção da humanidade em Deus.
De todo um só, não por confusão de substância, mas por unidade de pessoa.
Pois, assim como a alma racional e a carne é um só homem, assim Deus e homem é um só Cristo;
O qual padeceu pela nossa salvação, desceu aos infernos, ressuscitou dos mortos, subiu aos céus, está sentado à destra do Pai, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
À sua chegada todos os homens devem ressuscitar com os seus corpos e vão prestar contas de seus próprios atos;
E aqueles que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna; aqueles que tiverem praticado o mal irão para o fogo eterno.
Esta é a fé católica. Quem não a crer com fidelidade e firmeza, não poderá salvar-se.
"Também falarei dos teus testemunhos na presença dos reis, e não me envergonharei".
Comentário:
O Credo Atanasiano é uma confissão magnífica sobre o Deus triúno. Lutero o considerou "a maior produção da igreja desde os tempos dos apóstolos".
A origem do credo é, entretanto, obscura. Desde o século IX alguns o atribuíram a Atanásio, o heróico defensor da doutrina da divindade de Cristo contra Ario. Entretanto, não há razões muito fortes para que se possa atribuí-lo a Atanásio:
1. Não há evidências de que Atanásio e seus contemporâneos tivessem tomado conhecimento desse credo (também chamado "Quicunque" – pois ele inicia com estas palavras: "Todo aquele. . . ").
2. Ele ataca heresias que surgiram depois da morte de Atanásio, quando Nestório e Éutico introduziram heresias sobre a Trindade e a pessoa de Cristo.
3. É bem provável que o autor desse credo era versado nos escritos de Agostinho, que viveu entre 354 e 430.
Mas se Atanásio não foi o autor, quem foi? A questão tem intrigado os estudiosos da história cristã ao longo de todos esses anos. O mais próximo que chegaram, baseados em evidências encontradas, foi de que se conhecia um credo semelhante a esse na Galiléia (hoje França) na metade do 5° século. Entretanto, só se tornou popular para fins de instrução após Carlos Magno (742-814) ter decretado que todos os clérigos tinham que aprendê-lo.
O Credo Atanasiano nunca teve um uso generalizado como os outros 2 credos. Mas se há um momento no Ano Eclesiático que ele deveria receber um pouco de atenção, este é no 1º Dom. após Pentecostes – o Domingo da SS. Trindade, pois essa doutrina, e especialemtne a da divindade de Cristo e de sua obra redentora, é o fundamento sobre o qual está edificada a igreja (Ef. 2.20).

a) História. O Credo de Atanásio foi formulado em 381 d.C. Ele é muito extenso para ser citado na íntegra. Citamos apenas alguns artigos.
b) Conteúdo.
A fé universal é esta: Adoramos um DEUS em trindade, e a trindade em unidade;
Não confundindo as Pessoas, nem dividindo a substância.
Pois existe uma Pessoa do Pai, outra do Filho, e outra do ESPÍRITO SANTO.
Mas a deidade do Pai, do Filho e do ESPÍRITO SANTO é toda uma só; a glória é igual e a majestade é coetema.
Tal como é o Pai, tal é o Filho e tal é o ESPÍRITO SANTO.
O Pai é incriado, o Filho é incriado, e o ESPÍRITO SANTO é incriado.
O Pai é imensurável, o Filho é imensurável, o ESPÍRITO SANTO é imensurável.
O Pai é eterno, o Filho é eterno, o ESPÍRITO SANTO é eterno.
E, no entanto, não são três eternos, mas há apenas um eterno.
Da mesma forma não há três incriados, nem três imensuráveis, mas um só incriado e um imensurável.
Assim também o Pai é onipotente, o Filho é onipotente e o ESPÍRITO SANTO é onipotente.
No entanto, não há três onipotentes, mas sim, um onipotente.
Assim, o Pai é DEUS, o Filho é DEUS, e o ESPÍRITO SANTO é DEUS.
No entanto, não há três DEUSes, mas um DEUS.
Assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o ESPÍRITO SANTO é Senhor.
Todavia não há três senhores, mas um Senhor.
Assim como a veracidade cristã nos obriga a confessar cada Pessoa individualmente como sendo DEUS e Senhor;
Assim também ficamos privados de dizer que haja três DEUSes ou senhores...
Mas as três Pessoas são coeternas, são iguais entre si mesmas;
De sorte que por meio de todas, como acima foi dito, tanto a unidade na trindade como a trindade na unidade devem ser adoradas.
7. Confissão de fé das Assembléias de DEUS. A Bíblia é a nossa única autoridade em matéria de fé, de doutrina e de conduta. Ela está acima de todos os credos e da tradição. Mas há a necessidade de se formular a nossa confissão de maneira que qualquer pessoa possa em resumo saber e entender o que cremos. Nosso Credo constitui-se de 14 artigos que aparecem em cada edição do jornal Mensageiro da Paz, p. 2. Ele começa com uma declaração trinitariana: "Cremos em um só DEUS, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO" (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.2a; 2 Co 13.13).
CONCLUSÃO
A Bíblia é a única fonte para se discernir entre a ortodoxia bíblica e a heresia. Ela é a Palavra de DEUS inspirada; o único padrão que distingue o certo do errado. O movimento religioso que a rejeita, e tem aversão pêlos credos formulados pela Igreja Cristã nos primeiros séculos, é seita; e, como tal, é inimigo do Cristianismo bíblico e histórico.
BIBLIOGRAFIA
Cristianismo em Crise, Hank Hanegraaff- CPAD.
Desmascarando as Seitas, Natanael Rinaldí e Paulo Romeiro - CPAD
Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio B. de Holanda.
Dicionário Teológico, Claudionor Corrêa de Andrade - CPAD.
O Sábado a Lei e a Graça, Abraão de Almeida - CPAD.
Seitas e Heresias, Raimundo F. Oliveira - CPAD.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio teológico
Uma das principais obras do diabo é subtrair, ou acrescentar, coisas à Palavra de DEUS. Quando deixamos de priorizar o ensino das verdadeiras doutrinas bíblicas, contribuímos de forma significativa para a formação de crentes frágeis na fé, facilitando a disseminação das heresias. Mas o cristão bem estruturado, doutrinariamente, além de estar protegido contra as heresias, toma-se um apologista, um defensor da fé cristã.
Basicamente, dividimos as doutrinas bíblicas em três grupos:
1. Doutrina da salvação. Estuda a salvação que, pelo imensurável amor divino e somente através do sacrifício de CRISTO, foi oferecida ao homem.
2. Doutrinas da fé cristã. Estudam os temas mais variados: Bíblia Sagrada, Trindade, homem, pecado, fé, santificação etc. A compreensão dessas doutrinas requer estudo contínuo e sistemático das Sagradas Escrituras.
3. Doutrinas das últimas coisas.
Referem-se aos aspectos futuros da salvação bem como aos acontecimentos que hão de marcar o final dos tempos: arrebatamento da Igreja, grande tribulação, milênio, julgamento final etc.
Subsídio lingüístico
Não são poucos os que confundem apostasia com heresia. Mas para que compreendamos perfeitamente as várias seitas, é necessário que saibamos distinguir uma da outra.
Apostasia é o abandono premeditado da fé. Para os profetas do Antigo Testamento, constituía-se num adultério espiritual. Já a heresia, é a abjuração parcial da fé.
A heresia, portanto, pode ser conceituada como uma doutrina contrária aos ensinamentos das Sagradas Escrituras. Ela tanto pode contrariar os ensinos quanto os costumes embasados pela Palavra de DEUS.
GLOSSÁRIO
Apologética: discurso para justificar, defender ou louvar.
Credo: normas ou preceitos que encerram as doutrinas fundamentais de uma igreja.
Ortodoxia: Fiel e exato cumprimento de uma doutrina. Absoluta conformidade com um princípio ou doutrina.
QUESTIONÁRIO
1. Qual a definição de seita?
- Grupo de pessoas unânimes em tomo de uma interpretação particular da Bíblia, caracterizando-se por distorções das doutrinas centrais da fé cristã.
2. Qual a definição de heresia?
- Negação do Evangelho pregado pêlos apóstolos de CRISTO.
3. Como se classificam as seitas?
- Em pseudocristãs, orientais, ocultistas e secretas.
4. Por que as seitas procuram negar a doutrina da Trindade?
- Porque esta doutrina mostra o relacionamento das três Pessoas divinas no processo da salvação.
5. Quais são os três principais credos da igreja?
- Credo Niceno, Credo Atanasiano e o Credo Atanasiano.
******************************///////////////////////////////**************************************
CREDO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM IMPERATRIZ - MA
Cremos
1 - Em um só DEUS, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o filho e o ESPÍRITO SANTO, Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29.
2 - Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão, 2 Tm 3.14-17.
3 - No nascimento virginal de JESUS, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus, Is 7.14; Rm 8.34; At 1.9.
4 - Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de DEUS, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de JESUS CRISTO é que o pode restaurar a DEUS, Rm 3.23; At 3.19.
5 - Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em CRISTO e pelo poder atuante do ESPÍRITO SANTO e da palavra de DEUS, para tornar o homem digno do reino dos céus, Jo 3.3-8.
6 - No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de DEUS pela fé no sacrifício efetuado por JESUS CRISTO em nosso favor, At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9.
7 - No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do ESPÍRITO SANTO, conforme determinou o Senhor CRISTO, Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12.
8 - Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de JESUS no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do ESPÍRITO SANTO, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de CRISTO, Hb 9.14; 1 Pe 1.15.
9 - No batismo bíblico com o ESPÍRITO SANTO que nos é dado por DEUS mediante a intercessão de CRISTO, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade, At 1.5;2.4; 10.44-46; 19.1-7.
10 - Na sua atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo ESPÍRITO SANTO à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade, 1 Co 12. 1-12.
11 - Na segunda vinda premilenial de CRISTO, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da grande tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos, 1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14.
12 - Que todos os cristãos comparecerão ante ao tribunal de CRISTO, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de CRISTO na terra, 2 Co 5.10.
13 - No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis, Ap 20.11-15. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis, Mt 25.46.
Questionário da Lição 1 - A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS
por Ev.Luiz Henrique de Almeida Silva - www.apazdosenhor.org.br/estudos_biblicos
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Tende cuidado para que ninguém vos faça _____________ sua, por meio de ______________ e vãs sutilezas, segundo a tradição dos ______________, segundo os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO" (Cl 2.8).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete: Firmes na _____________ poderemos desmascarar as ______________ e os ataques de Satanás contra a _____________ de CRISTO.
COMENTÁRIO. INTRODUÇÃO
3- Complete:
Desde os tempos ________________, Satanás vem usando os seus ______________ a fim de levar o povo de DEUS a desacreditar na ______________, na divindade e na obra redentora de CRISTO.
I. OS ARDIS DE SATANÁS
4- Desde a fundação da Igreja, o que vêm fazendo os falsos mestres?
( ) Vêm disfarçando-se entre os filhos do mundo para disseminar suas heresias.
( ) Vêm disfarçando-se entre os filhos de DEUS para disseminar suas heresias.
( ) Vêm disfarçando-se entre os filhos do Diabo para disseminar suas heresias.
5- Vestidos de que, JESUS disse que os mestres do erro apresentam-se e como são na realidade?
( ) "vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mt 7.15).
( ) "vestidos como lobos, mas interiormente são ovelhas mansas" (Mt 7.15).
( ) "vestidos como ovelhas e são cristãos adoradores" (Mt 7.15).
6- Como são classificados os mestres do erro pela Bíblia? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) "Obreiros santos".
( ) "Falsos apóstolos".
( ) "Obreiros fraudulentos".
( ) Agentes de Satanás.
( ) "Apóstolos".
7- Com o que os expositores sectários preocupam-se, para apresentar o seu movimento como um paraíso perfeito (2Tm 3.5)?
( ) Com a experiência.
( ) Com a paciência.
( ) Com a aparência.
8- Por que os que caem nas armadilhas dos mestres do erro, uma vez fisgados por eles, dificilmente conseguem libertar-se? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Por causa da edificação que recebem.
( ) Em razão do terrorismo psicológico.
( ) Em razão da pressão que sofrem de seus líderes.
( ) Por causa da lavagem cerebral que recebem.
( ) Em razão do favoritismo teológico.
II. A PERÍCIA DOS HERESIARCAS
9- Em que se envolviam, dentro do legalismo judaico, os falsos mestres, a quem o apóstolo se refere? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Circuncisão.
( ) Combate à prostituição.
( ) Preceitos dietéticos.
( ) Guarda de dias.
( ) Conversão bíblica.
( ) Gnosticismo.
10- Qual verbo grego descreve com precisão a perícia dos falsos mestres na exposição de suas heresias e significa "enganar, seduzir com raciocínios capciosos"?
( ) Paralogizomai.
( ) "Sylagõgeõ".
( ) "Apate".
( ) "Stoicheion".
11- Por onde os falsos ensinos se introduzem entre nós?
( ) Por alguns pontos aparentemente comuns a nós e a eles.
( ) Por alguns pontos incomuns de nosso credo.
( ) Por alguns pontos comuns de nossa religião.
12- De que é resultado a conversão ao cristianismo?
( ) De estratégia de marketing.
( ) Técnicas persuasivas.
( ) "curso de lógica".
( ) Da mensagem do evangelho.
III. AS SUTILEZAS DO ERRO
13- Qual verbo grego descreve o estado espiritual dos que seguem os falsos mestres e significa "levar como despojo, prisioneiro de guerra, seqüestro, roubo"?
( ) Paralogizomai.
( ) "Sylagõgeõ".
( ) "Apate".
( ) "Stoicheion"
14- Quais eram as filosofias predominantes do mundo romano na era apostólica e são mencionadas em o Novo Testamento (At. 17.18)?
( ) O criacionismo e o epicurismo.
( ) O cientificismo e o epicurismo.
( ) O estoicismo e o epicurismo.
15- O que são as "filosofias" de que Paulo trata?
( ) São conceitos humanos, referentes à doutrina e à ética cristã.
( ) São conceitos mundanos, contrários à doutrina e à ética cristã.
( ) São conceitos mundanos, dentro da doutrina e ética cristã.
16- Qual palavra grega é traduzida por "engano" (Ef 4.22), "sedução" (Mt 13.22) ou sutileza?
( ) Paralogizomai.
( ) "Sylagõgeõ".
( ) "Apate".
( ) "Stoicheion".
17- Quais eram as práticas que se opunham ao evangelho, não sendo a tradição apostólica nem judaica, mas um sincretismo de elementos cristãos, judaicos e pagãos?
( ) Cristocentrismo.
( ) Angelolatria.
( ) Ascetismo.
( ) Evangelismo.
( ) Tradição humana.
IV. OS RUDIMENTOS DO MUNDO
18- Qual o significado de "rudimentos do mundo"?
( ) "elementos inversos".
( ) "elementos do mundo".
( ) "elementos do universo".
19- Como aparece na filosofia grega a palavra stoicheion?
( ) Para os quatro elementos da natureza: terra, árvore, ar e fogo.
( ) Para os quatro elementos da natureza: Vento, água, ar e fogo.
( ) Para os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.
20- O apóstolo se refere a que, quando fala de "rudimentos"? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) "princípio básico"
( ) "elementos judaicos"
( ) "adoração cósmica" do sincretismo helênico (GI 4.3, 9).
( ) Referência aos poderes demoníacos que se opunham a CRISTO.
( ) "elementos cristãos".
( ) "final básico".
21- De onde são oriundas as vãs filosofias?
( ) Dos homens e do reino da Luz.
( ) Dos homens e do reino das Trevas.
( ) De DEUS e do reino dos homens.
websitegrafia
Ajuda CPAD - (www.cpad.com.br)
Bíblia Sagrada

Postar um comentário

0 Comentários