46 - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS


Questão 46 - Caderno 2 Amarela
O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo.
O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois
A. significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos. 

B. representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.

C. significava a solução para os problemas econômicos uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos.

D. representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio
Egito.

E. significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.
Resolução Educandus
Por ser um estado teocrático, onde o Faraó era visto como um ser divino, havia um poder tremendo do mesmo sobre as populações.

Tínhamos uma servidão coletiva, que permitia que o Faraó usufruísse de mão de obra numerosa para as monumentais obras como as pirâmides. Não é à toa que daí surgiu a expressão “obra faraônica”.


Resposta: A

http://www.educandus.com.br/enem/questao46.html


http://www.educandus.com.br/enem/abreAula.php?arqXML=aulas/questao46/principal.xml

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZADOS NA MINERAÇÃO