Questão 104 - ENEM 2009

Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear – da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa – hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor-navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente, dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.

MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007.

No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque

A) é o leitor que constrói a versão final do texto.
B) o autor detém o controle absoluto do que escreve.
C) aclara os limites entre o leitor e o autor.
D) propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor é ativo.
E) só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.

D.A. RESOLVE

Os hipertextos favorecem seus leitores a interagirem  de um bloco de texto a outro, rapidamente, sem a necessidade de obedecer à sequência estabelecida pelo texto escrito, com sua forma tradicional de estar, pois possibilita ao leitor uma multiplicidade de caminhos a seguir, permitindo-lhe incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas. Este novo leitor, navegador, passa a ter um papel mais ativo, decisivo e determinador quanto à dinâmica oferecida pelo hipertexto como pela atratividade que oferece e que cria uma oportunidade diferente da oferecida ao leitor de texto impresso. Torna-se impossível dois leitores de hipertextos fazerem os mesmos caminhos, tomar as mesmas decisões e estabelecer as mesmas finalizações.

Alternativa A.

http://www.da-educa.com/2009/12/linguagens-codigos-e-suas-tecnologias.html

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