Questão 106 - ENEM 2009



La Vie en Rose


ITURRUSGARAI, A. La Vie en Rose. Folha de S.Paulo, 11 ago. 2007.

Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual

A) em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.
B) cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho: “ (com códigos de programação de Computador) "
C) em que o uso de letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.
D) que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.
E) que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

D.A. RESOLVE

A partir do quadrinho 2, um dos participantes do diálogo, e como lhe é próprio por ser o HTML, expressa-se em código específico, que pode ter sido ou não entendido pelos outros dois comunicantes.
As Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual, de bastante interesse pelo público em geral, que ao apresentar, nos balões, os pequenos textos de comunicação com características naturais de um diálogo direto entre os comunicadores, frente a frente, encerram uma mensagem bem expressiva e completa, como é percebida nos quadrinhos 2 e 3. No caso dos quadrinhos apresentados, nesta questão, resta uma dúvida, se a comunicação ficou entendida pelos dois outros integrantes ou não.

Alternativa D.

http://www.da-educa.com/2009/12/linguagens-codigos-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários