Questão 105 - ENEM 2009

A partir da metade do século XX, ocorreu um conjunto de transformações econômicas e sociais cuja dimensão é difícil de ser mensurada: a chamada explosão da informação. Embora essa expressão tenha surgido no contexto da informação científica e tecnológica, seu significado, hoje, em um contexto mais geral, atinge proporções gigantescas. Por estabelecerem novas formas de pensamento e mesmo de lógica, a informática e a Internet vêm gerando impactos sociais e culturais importantes. A disseminação do microcomputador e a expansão da Internet vêm acelerando o processo de globalização tanto no sentido do mercado quanto no sentido das trocas simbólicas possíveis entre sociedades e culturas diferentes, o que tem provocado e acelerado o fenômeno de hibridização amplamente caracterizado como próprio da pósmodernidade.


FERNANDES, M. F.; PARÁ, T. A contribuição das novas tecnologias da informação na geração de conhecimento. Disponível em: http://www.coep.ufrj.br. Acesso em: 11 ago. 2009 (adaptado).

Considerando-se o novo contexto social e econômico aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de informação e comunicação 

A) desempenham importante papel, porque sem elas não seria possível registrar os acontecimentos históricos.
B) facilitam os processos educacionais para ensino de tecnologia, mas não exercem influência nas ciências humanas.
C) limitam-se a dar suporte aos meios de comunicação, facilitando sobretudo os trabalhos jornalísticos.
D) contribuem para o desenvolvimento social, pois permitem o registro e a disseminação do  conhecimento de forma mais democrática e interativa.
E) estão em estágio experimental, particularmente na educação, área em que ainda não demonstraram potencial produtivo.

D.A. RESOLVE

A chamada explosão da informação, empreendida a partir do século XX, com a evolução da informática e, em especial da Internet, tem propiciado impactos sociais e culturais importantes. A contínua propagação do microcomputador, pela apresentação diária de novos modelos e arrojadas tecnologias e a expansão da Internet, recurso imprescindível à comunicação moderna, vêm acelerando o processo de globalização para um Mercado, cada vez mais exigente, bem como pela troca imediata de informações entre sociedades e culturas diferentes, através de uma interatividade, cada vez mais, necessária.

Alternativa  D.

http://www.da-educa.com/2009/12/linguagens-codigos-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários