Quer Uma Vaga Numa Grande Universidade? Basta pagar!

 
Sempre quando sou convidado para dar alguma palestra, um dos pontos mais interessantes é quando toco no assunto da dedicação necessária para que cada estudante consiga atingir seus objetivos. E quase sempre, começo o assunto com a seguinte pergunta, direcionada para algum ouvinte atento:
“Qual curso e universidade você quer fazer?”
Independente da resposta, minha réplica é sempre a mesma:
“E quanto acha que isso vai lhe custar por mês?”
O engraçado é quando o estudante diz que pretende cursar uma universidade pública. Por não haver mensalidade, todos os presentes ficam perplexos com meu questionamento de quanto aquele estudante acredita que gastará mensalmente. Inclusive, após minha insistência com a pergunta, muitos acreditam até num possível desconhecimento da minha parte em relação a gratuidade dessas universidades.
Mas é realmente essa minha intenção. Causar espanto e chamar atenção para a a característica que acredito ser mais importante para o sucesso no vestibular: o tempo de dedicado aos estudos. Revelo minha verdadeira intenção com a seguinte frase:
“Você nunca ouviu falar que tempo é dinheiro? ”
Tenho absoluta certeza que esse bom e velho ditado popular se aplica muito bem quando o assunto é o tempo de dedicação que qualquer vestibulando tem que dispor para conseguir a tão sonhada vaga. E é justamente neste ponto que pretendo falar neste artigo.
Uma das maneiras mais eficientes e motivadoras para enfrentar muitas horas de estudos é encarar esse tempo como um pagamento! É isso mesmo! Imagine que todo estudante tem que “pagar” para poder ser aprovado num determinado curso através do Sisu ou para ser beneficiando com uma bolsa do Prouni. E como qualquer “compra”, temos várias faixas de preços. Para garantir uma bolsa de estudos numa faculdade particular pouco reconhecida, é bem barato. Poucas horas de estudos no ano já serão suficientes. Entretanto, para um curso concorrido numa universidade pública, o preço é bem mais alto. Para medicina numa federal, por exemplo, eu calculo que o custo será de umas 8 horas de estudos por dia, durante 2 ou 3 anos consecutivos. Preço salgado, é verdade! Mas caso esse seja seu sonho, tenho certeza que vale a pena!
Assim sendo, caso ainda não tenha conseguido sua vaga, tenha em mente que pagou muito pouco por ela. Ou seja, suas horas de estudos não foram suficientes e, aqueles que conseguiram, ofereceram se dedicaram mais e conseguiram “arrematar” o “produto”. Então, que tal começar a se organizar para assegurar que neste ano pagará o preço necessário pelo seu sonho?
Ainda não entendeu o recado? Posso ser mais direto: ESTUDE MAIS!

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Quer Uma Vaga Numa Grande Universidade? Basta pagar! Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015

Pouco tempo após assumir o cargo de Ministro da Educação, Cid Gomes anunciou que tinha intenção de criar uma versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio. Na ocasião, declarou inclusive que faria uma chamda pública para iniciar a discussão. Dito e feito. Nesta terça-feira (03), O Ministério da Educação (MEC) publicou consulta pública sobre o “Enem Digital”.
A consulta é feita a partir da resposta de três perguntas elaboradas pelo MEC:
  1. Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias)?
  2. Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?
  3. Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?
Vale esclarecer que qualquer cidadão pode participar. Para fazê-lo, é necessário ter acesso a internet. Basta entrar nesta página, informar o CPF, preencher o código anti-spam e clicar em “Preencher Questionário”. Também é possível anexar arquivos como imagens, documentos etc.
Questionário da Chamada Pública sobre o Enem.
Questionário da Chamada Pública sobre o Enem.
Conforme explicado anteriormente pelo ministro, esta versão online do exame nacional poderia ser aplicada mais de uma vez por ano, em datas pré-determinadas em terminais computadores que seriam disponibilizados publicamente em instituições credenciadas pelo MEC, como universidades públicas e institutos federais, por exemplo.
Ainda segundo Cid Gomes, as universidades poderiam indicar qual edição do Enem seria válida para uso de programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece acesso ao ensino superior público.
As informações coletadas serão utilizadas para auxiliar nas decisões do MEC a respeito do futuro do Enem, mais especificamente sobre sua possível realização pela internet. A consulta pública do MEC ficará aberta a participação até a data de 17 de março.

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Aberta Chamada Pública Para Opiniões Sobre Enem Digital Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015

Postar um comentário

0 Comentários